Jovem Nerd

A história da Kinship, estúdio brasileiro por trás de Skydome

Os estúdios brasileiros estão ficando cada vez maiores e mais conhecidos internacionalmente, e um deles está ganhando espaço tanto dentro quanto fora do país com seu projeto de grande escala — e relativamente curto tempo de existência.

A Kinship é uma desenvolvedora de games que já quer estrear com tudo: o primeiro jogo da empresa é o ambicioso Skydome, um action tower defense em grupo que também possui características de um multiplayer online. A primeira vista, esse projeto pode parecer grandioso demais para um estúdio recém-formado, mas seus membros não são novatos.

Ao menos é o que nos conta Matheus Zanetti, que cuida do marketing da empresa. Boa parte das pessoas que trabalham na Kinship atualmente já tinham experiência na área de jogos, seja fazendo advergames — jogos criados para divulgar alguma marca ou promoção — ou participando de game jams e outras iniciativas do tipo.

A Kinship nasceu da vontade de trabalhar em um jogo autoral e de exercer a liberdade criativa. Com as experiências passadas, os profissionais já tinham contatos de outras áreas e conseguiram um investidor que acreditou no sucesso do projeto. “É um processo que precisa de muita confiança, porque você não contrata, você não compra qualquer coisa”, diz Matheus. Ele também fala que o processo de captação de investidores é muito dependente de negócios, mas que a paixão na hora de apresentar o projeto é indispensável. “Só negócio não resolve, mas só paixão não tem como. Você tem que dar umas contra-propostas pra ele, tem que dar essa salvaguarda pra ele confiar e realmente entrar junto”.

O nascimento de Skydome

A Kinship — palavra que significa “parentesco” e “afinidade” em inglês — foi formada por seis amigos em abril de 2016 e, dois meses depois, eles decidiram começar o que hoje conhecemos como Skydome.

Skydome é um jogo multiplayer online que nasceu de uma modificação de Warcraft III. O mod era chamado de Hero Line Wars, e colocava os heróis do jogo para lutarem indiretamente, mandando as tropas para a batalha e defendendo suas torres. Dá pra ter uma ideia de como era assistindo a esse vídeo aqui:

Outros mods de Warcraft já foram adaptados para jogos standalone, como é o caso da Riot Games (League of Legends) e da Valve (Dota 2).

Além de ter todo esse lado de tower defense, os jogadores também precisam administrar seu orçamento para conseguirem defender o objetivo enquanto atacam o inimigo. Parece complicado, mas o vídeo de gameplay abaixo mostra que não é tão difícil assim:

O jogo tem pouco mais de um ano de desenvolvimento, mas já conquistou a atenção de muita gente — principalmente durante a Brasil Game Show 2017, com um estande dedicado de 72 m² que foi visitado por mais de 7 mil pessoas, incluindo times profissionais de seu jogo-primo, League of Legends.

A própria equipe de desenvolvedores atendeu o público durante a feira, pegando feedback dos jogadores e sentindo de perto a recepção da galera, que foi muito boa. Com o crescimento da comunidade, outras responsabilidades e desafios surgiram para a equipe da Kinship.

Os desafios e o futuro

Matheus conta que Skydome deve ganhar uma fase de testes beta em breve, para que a equipe possa testar os servidores e fazer os ajustes necessários — e para identificar os maiores desafios a superar.

Cada partida é uma experiência. Num jogo single player você consegue controlar melhor, direcionar melhor a experiência do usuário, você consegue prever. Mas quando você lida essa parte do multiplayer, a parte de inteligência artificial que é o que controla as tropas, cada uma tem uma habilidade, daí você pensa em todos esses sistemas funcionando em paralelo e tendo que interagir um com o outro, e fazer isso de uma forma legal.

Outras dificuldades que a equipe deve enfrentar envolvem questões com servidores e latência, tempo de espera nas filas e até mesmo a dublagem do jogo, que deve ser lançado com áudio em inglês e em português.

Apesar dos desafios, a equipe está empolgada e consegue transmitir essa energia para o público, que espera ansiosamente pelo lançamento do jogo. Levando em consideração o que vimos até agora, ainda que ele demore um pouco para sair, a espera vai valer a pena.

Skydome ainda não tem previsão de lançamento.

Lista de atalhos

Acesso rápido

Controles do player