YouTube vai remover milhares de vídeos e canais com discursos de ódio
Conteúdos de supremacistas brancos e revisionismos históricos serão banidos
O YouTube anunciou que vai remover milhares de vídeos e canais que promovem discursos de ódio, incluindo conteúdos de supremacistas brancos e revisionismos históricos, como a afirmação de que o Holocausto não aconteceu.
Segundo o Washington Post, a decisão veio após uma onda de críticas que apontavam que a plataforma não tomava medidas realmente efetivas para conter a disseminação desse tipo de conteúdo.
No começo do ano, o YouTube começou a parar de listar conteúdos conspiratórios e revisionistas na aba de vídeos recomendados, mas, até então, não tinha removido nada do que havia sido publicado na plataforma.
- YouTube começa a mostrar alerta de fake news em seus resultados de busca
- YouTube remove monetização de canais de vacinação
Críticos da decisão alegam que uma medida como essa seria uma limitação da liberdade de expressão. O YouTube, por sua vez, se posiciona no direito de mudar suas políticas internas de conteúdo como bem entender, sem aviso prévio.
Recentemente, o Facebook adotou uma medida semelhante, banindo todos os posts relacionados ao movimento da supremacia branca. Jack Dorsey, CEO do Twitter, prometeu algo similar para sua rede social, sem detalhar o que será feito.