WhatsApp implementa função de pesquisa para ajudar a combater fake news

Mensagens com muitos encaminhamentos virão acompanhadas de um botão de pesquisa

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
WhatsApp implementa função de pesquisa para ajudar a combater fake news

O aplicativo WhatsApp colocou mais uma função para ajudar os usuários a conferir a veracidade das mensagens recebidas e combater a propagação de fake news.

Mensagens compartilhadas diversas vezes, que apresentam duas setas no ícone de encaminhamento, só podem ser enviadas para uma pessoa por vez. Essa medida, implementada em abril de 2020, reduziu em 70% o número de mensagens encaminhas (leia mais). Agora, uma nova funcionalidade está em fase de testes. Essas mensagens muito compartilhadas também terão um ícone de “lupa”. Ao clicar no ícone, o usuário será redirecionado para uma página de pesquisa sobre o assunto.

Confira nas imagens abaixo:

Imagens mostram como usar a função

O WhatsApp garante que o aplicativo não tem nenhum tipo de acesso ao conteúdo da mensagem, jogando-a direto para uma página de pesquisa. Segundo publicação no blog oficial, as medidas tomadas fazem parte dos esforços do app para “manter a natureza privada”.

O recurso está em fase de testes em alguns países, incluindo o Brasil, e vale para as versões de Android, iOS e computador.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1