WhatsApp anuncia redução em 70% no número de mensagens encaminhadas

O aplicativo adotou uma nova restrição para se compartilhar conteúdo

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
WhatsApp anuncia redução em 70% no número de mensagens encaminhadas

O WhatsApp começou a limitar o encaminhamento de mensagens dentro do aplicativo de conversas. Segundo informações do TechCrunch, a empresa tomou essa decisão na tentativa de conter a desinformação sobre a COVID-19, o novo coronavírus, e desde o início dessa nova medida, houve uma diminuição de 70% de compartilhamentos.

A restrição é valida para as mensagens que já são encaminhadas e apresentam o ícone de setas duplas, mostrando que aquele conteúdo foi compartilhado diversas vezes. Agora, é possível encaminhar apenas uma vez este tipo de mensagem – antes, o usuário conseguia mandar o conteúdo para até cinco pessoas.

Um porta-voz do WhatsApp conversou como TechChrunch e explicou sobre a nova medida. “Introduzimos recentemente o limite de compartilhamentos de ‘mensagens altamente encaminhadas’ para apenas um chat. Desde que colocamos esta nova restrição, houve redução de 70% no número de mensagens altamente encaminhadas ao redor do mundo enviadas pelo WhatsApp.” Ele disse também que a empresa continua se esforçando para manter o aplicativo focado em “conversas pessoais e privadas”, sempre tentando combater o que chamou de “mensagens virais”.

Esta não é a primeira vez que o aplicativo tenta desenvolver uma maneira de combater o compartilhamento desenfreado de mensagens e, consequentemente, as fake news. O ícone das setas duplas e a restrição de encaminhamento para apenas cinco pessoas já visavam este objetivo.

Recentemente, o WhatsApp anunciou um novo recurso disponível em seus aplicativos de smartphones e tablets: a videochamada para até oito pessoas simultaneamente (leia mais aqui).