Watchmen | Site lançado pela HBO explica as lulas caindo do céu e mais

Arquivos detalham os fatos que aconteceram entre o fim da HQ e o início da série

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Watchmen | Site lançado pela HBO explica as lulas caindo do céu e mais

Watchmen, a nova série da HBO, estreou no último domingo (20) e deu início a diversos questionamentos sobre a continuação da história criada por Alan Moore e Dave Gibbons.

A trama se passa 34 anos depois dos acontecimentos da HQ e tenta se manter fiel ao que pode ter acontecido durante todos esse tempo. Na nova produção, o Vietnã se tornou um estado norte-americano, Robert Redford é presidente dos Estados Unidos há mais de 30 anos e lulas caem do céu – e isso são apenas poucos exemplos de como está a realidade retratada na série.

Para ajudar os fãs a entenderem melhor o universo de Watchmen, a HBO disponibilizou um site chamado Peteypedia, uma espécie de biblioteca de arquivos que explicam eventos que aconteceram entre 1985, ano em que a HQ termina, e 2019, quando a série se passa.

Pelo o que tudo indica, o nome do site remete ao agente Dale Petey, responsável por organizar os documentos e chamado de Administrador das Tecnologias de Informação.

O primeiro deles, intitulado MEMO: The Computer and You, mostra que os computadores estão sendo inseridos na sociedade apenas em 2019, pois há uma certa “tecnofobia”. É explicado que nada o que está sendo usado se utiliza de nenhuma material criado pelo Dr. Manhattan e não causa câncer. É citado também que existiu uma lei proibindo as pessoas de usarem qualquer tecnologia em lugares públicos. O documento explica que tudo o que era tecnológico foi deixado de lado depois da lula gigante matar três milhões de pessoas, pois as “novas tecnologias pareciam ter sido o que abriu a porta que deixou o monstro passar”.

O mesmo arquivo explica a chuva de lulas que acontece no primeiro episódio de Watchmen e porquê de todos usarem bips, dispositivos usados para mandar recados curtos, comuns nos anos 1990. “Os computadores, os telefones, as torres que disponibilizariam as comunicações sem fio – nós destruímos tudo isso, com a esperança de que salvaria a nós todos. E, mesmo assim, os bebês lulas continuam caindo do céu.”

O segundo arquivo se chama RESEARCH: “Trust In The Law” e fala sobre o filme Trust in the Law, de 1921, uma produção que subverte o clichê da época em que o negro é o vilão e o branco é o herói. O longa foi tido como perdido, mas foi remasterizado e será lançado no centro histórico de Greenwood, em Tulsa.

Já o documento CLIPPING: “Veidt Declared Dead” traz a reportagem que aparece de relance no durante o primeiro episódio da série. A manchete anuncia que Adrian Veidt, o Ozymandias, foi declarado morto depois de sete anos sendo procurado por todo o mundo.

O último arquivo é o MEMO: “Rorscharch’s Journal”, o qual explica que o jornal The New Frontiersman publicou na íntegra os diários deixados por Rorschach, onde ele explicou os planos de Ozymandias. Porém, ao ler a matéria sobre a morte de Veidt, é possível entender que ele foi visto como vítima da publicação – uma espécie de teoria da conspiração –, e ao que tudo indica, ele não sofreu represália e não foi culpado pelos seus atos.

Um fato curioso que é explicado no mesmo documento é que Laurie Juspeczyk, a segunda Espectral, assumiu o sobrenome de seu pai biológico e seu codinome – Laurie é filha de Edward Blake, o Comediante. A heroína foi presa junto com o Coruja durante uma operação em 1995.

O site diz que esses são os “Arquivos 1”, deixando em aberto a possibilidade de existirem mais documentos que serão publicados com o passar das semanas e exibição dos episódios.

O segundo capítulo da série será exibido no próximo dia 27 de outubro, às 23h, e se chama “Martial Feats of Comanche Horsemanship”.

Watchmen foi criado por Damon Lindelof e conta com Regina King, Jeremy Irons, Don Johnson, Nelson Tim Blake, Louis Gossett Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Adelaide Clemens, Andrew Howard, Tom Mison, Frances Fisher, Jacob Ming-Trent, Sara Vickers, Dylan Schombing, Lily Rose Smith, James Wolk e Adelynn Spoon no elenco.