Criador de Watchmen revela o que realmente aconteceu na última cena da série

Para Damon Lindelof, o final da produção não é ambíguo

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Criador de Watchmen revela o que realmente aconteceu na última cena da série

Watchmen chegou ao final de sua primeira temporada no último domingo (15) e diversas respostas foram dadas ao público. Mas, a cena derradeira da série deixou muitos espectadores sem terem muita certeza do que aconteceu.

Entretanto, Damon Lindelof, o criador da produção da HBO, tratou de explicar que o fim não está aberto para várias interpretações.

[ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO FINAL DE WATCHMEN]

Em entrevista à Vulture, Lindelof revelou não achar a cena final, quando Angela Abar está para pisar na piscina, ambígua. Segundo o diretor, o fim da série “estava muito claro para mim, se tivéssemos gravado dez segundo a mais, o que teria acontecido”.

O criador explicou que o final “aberto” aconteceu também por ter se inspirado na HQ original de Watchmen e disse que, para ele, Angela não afundou na água.

“A primeira razão é a de que Watchmen, o original de 12 volumes, acabou com uma ambiguidade parecida. Um personagem auxiliar estava [escolhendo] entre publicar ou não o diário do Rorschach, desfazendo assim todo o enredo de [Adrian] Veidt e o salvamento do mundo. […] Se alguém quiser argumentar comigo que a Angela afundou no fundo da piscina, eu gostaria de ouvir quais são os seus pontos de vista. Tenho as minhas fichas para argumentar do porquê ela não afunda. Mas, ainda assim, escolhemos por não mostrar. Se o final número um é: ‘ela anda na água’, número dois é: ‘ela afunda na piscina’ e o número três é: ‘parar um pouco antes do pé dela encostar na superfície da água’, o número três me parece o melhor fim.”

A decisão de relacionar os ovos e o potencial de transferência dos poderes do Dr. Manhattan aconteceu cedo na produção, revelou Lindelof. Segundo ele, muito também foi conversado sobre Manhattan e Will Reeves formarem uma aliança, porque “muitas das coisas feitas por Will não são a serviço do Dr. Manhattan, e sim em pareceria com ele”.

“See How They Fly”, o nono episódio de Watchmen, encerrou a série estrelada por Regina King e que conta com Jeremy Iron, Don Johnson, Tim Blake Nelson, Yahya Abdul-Mateen II e Jean Smart no elenco. Todos os capítulos estão disponíveis na HBO Go.