WandaVision | Sexto episódio ajuda a compreender as limitações dos poderes de Wanda

Capítulo deixa um monte de pontas soltas não apenas para a série como para todo o MCU

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
WandaVision | Sexto episódio ajuda a compreender as limitações dos poderes de Wanda

WandaVision já está em sua metade final, e o sexto episódio nos ajuda a entender melhor qual a dimensão dos poderes da Feiticeira Escarlate. Embora não entregue a mesma quantidade de respostas dos dois capítulos anteriores, informações importantes são reveladas na trama.

[Aviso: O texto abaixo contém spoilers e recomendamos assistir ao sexto episódio antes de continuar.]

O final do quinto episódio trouxe um velho rosto familiar, novo no MCU

Logo na abertura de “Um Halloween Assustadoramente Inédito!”, vemos a família toda em ação, com os poderes em primeiro plano e sem nenhuma intenção de escondê-los — incluindo o recém-chegado Pietro em sua versão interpretada por Evan Peters, a grande surpresa do final do quinto episódio.

Wanda (Elizabeth Olsen) parece ainda estar intrigada com esta outra versão do irmão, e eles aparentemente não compartilham as mesmas lembranças, o que deixa o clima bastante esquisito. Ainda assim, temos certeza de que este é o mesmo Pietro de Era de Ultron ao fim do episódio, quando o personagem afirma que apenas se lembra de ter tomado um tiro e depois ouvir a voz de sua irmã chamando por ele.

Para enfatizar, temos uma rápida visão do personagem morto, com três tiros no peito — vale lembrar que a última vez que vimos o Mercúrio de X-Men ele estava bem, vivo, reunido com os outros mutantes em uma cena rápida de Deadpool 2 e depois em X-Men: Fênix Negra (2019).

Embora Wanda não esteja completamente confortável com seu irmão, ele a incentiva e diz que não acha o que ela está fazendo errado, chegando até a falar que ela está sendo o mais “ética” possível, mantendo as famílias e casais como realmente eram antes de sua chegada. Pietro também pergunta como é que ela está fazendo tudo aquilo — o que deixa uma sensação de que ele pode estar sendo manipulado por alguém para descobrir o mistério por trás dos poderes da irmã.

Este episódio parece indicar que quem estamos vendo é realmente o Mercúrio de Vingadores, e não o dos X-Men. Embora a personalidade seja do segundo, a linha temporal é a do primeiro. É confuso, e provavelmente é um dos mistérios que só serão revelados bem no final.

Referências e revelações

O sexto capítulo conta com uma aparição prometida nos trailers: os uniformes clássicos, tanto de Wanda e Pietro quanto de Visão (Paul Bettany). Usados com a desculpa de fantasia de Halloween, os personagens não deixam de dar uma zoada nas cores vibrantes, saídas diretamente dos quadrinhos. Vale apontar que Billy e Tommy também assumem os visuais de suas versões dos quadrinhos, Wiccano e Célere.

A cidade está em clima de Halloween, o que é um prato cheio para easter eggs e outras referências. Em uma das cenas, Wanda e Pietro estão em frente a um cinema que está exibindo os filmes Os Incríveis (2004) e Operação Cupido (1998).

Há uma pequena quebra de quarta parede quando Pietro usa a expressão “kick-ass” em uma conversa com Wanda. Embora o personagem apenas use a expressão naturalmente, condizendo com o contexto da cena, Wanda estranha a palavra e a repete, gerando mais atenção para ela. Na verdade, esta é uma referência ao filme Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010), que conta com Evan Peters e Aaron Taylor-Johnson, o primeiro ator de Mercúrio no MCU, atuando lado a lado.

Levando a referência a outro nível: os dois Pietros em 2010, no filme Kick-Ass

Outra referência que é deixada no ar (de novo) é algo entre Monica Rambeau (Teyonah Parris) e a Capitã Marvel. Em dado momento, Hayward (Josh Stamberg) acusa Rambeau de sempre defender pessoas com super poderes, dizendo que sabe do “histórico dela com Carol Danvers”, o que pode ser apenas uma frase indicando que ele sabia da amizade da mãe de Mônica com a heroína ou algo a mais, levando em conta que no quinto episódio vimos Rambeau aparentemente chateada com a menção à Capitã.

O trio Rambeau, Woo (Randall Park) e Darcy (Kat Dennings) é expulso da base, mas eles um jeitinho de continuar por lá e descobrem alguns segredos importantes. Darcy, que repentinamente sabe invadir computadores remotamente em uma virada conveniente para a trama, descobre que Hayward consegue monitorar vibranium em decaimento, o que significa duas coisas: ele consegue ver dentro da bolha de Wanda e não reportou isso para ninguém; e consegue ver as pessoas próximas ao Visão, que é a fonte do vibranium.

Neste momento, também descobrimos que Hayward consegue ver a movimentação dos moradores da cidade, e que aqueles que estão mais nas bordas, próximos ao limite estabelecido por Wanda, mal se mexem. É como se Westview funcionasse como um jogo que só precisa animar e dar vida a quem está perto de Wanda, a fim de economizar seus poderes. Os moradores que estão longe do campo de visão da personagem não precisam desempenhar papéis, então ficam parados, apenas existindo.

Dentro da cidade, Visão descobre o mesmo que nós, presenciando alguns moradores presos em um loop da mesma ação ou até completamente paralisados. O herói encontra Agnes e a tira do transe em busca de respostas, mas fica mais confuso quando ela informa que ele é um dos Vingadores e que está morto — e ele não parece se lembrar de nenhum destes acontecimentos.

Para o próximo episódio

Woo e Rambeau se preparam para encontrar alguém

Rambeau revela ter um plano para entrar de volta na cidade, afirmando que só precisa encontrar seu “contatinho” nas montanhas. A identidade da pessoa que vai ajudá-la com isso não é revelada, criando expectativa sobre quais personagens da Marvel podem aparecem a seguir — vamos ver o que vem por aí, não dá para saber ainda.

Neste momento, também descobrimos que esse entra e sai do Hex, nome que deram para a barreira criada por Wanda, mexe com objetos e pessoas em um nível molecular. Por já ter passado pelo processo duas vezes, Darcy alerta Monica que suas células estão alteradas e que pode ser perigoso entrar uma terceira vez.

Com essa informação em mente, vamos lembrar do finalzinho do episódio: Wanda expande o perímetro ao redor de Westview para salvar Visão (de novo), pois o herói passou pela barreira e saiu para a realidade, desintegrando-se no processo. Este acontecimento nos mostra duas coisas importantes.

A primeira delas é que a expansão de perímetro pega toda a base de operações da E.S.P.A.D.A., que se transforma em um grande circo, e os soldados viram palhaços — particularmente gostei muito dessa parte. Darcy está entre os personagens engolidos pela bolha, portanto podemos esperar ver uma versão alternativa dela no próximo episódio. Todos que passaram pela barreira tem suas células alteradas, o que pode trazer consequências no futuro.

Também temos a confirmação de que Visão não pode existir fora da bolha criada por sua esposa. Muito provavelmente, isso significa que Pietro também não pode sair da bolha — os dois personagens apareceram mortos aos olhos de Wanda. Portanto, é bastante possível que não veremos a interação do Mercúrio de WandaVision com outros personagens do MCU (o que me deixa muito triste).

Wanda parece desconfortável e começa a perceber que está perdendo o controle, principalmente sobre o Visão. Ela afirma não saber como controla a cidade, mas expande o alcance de seu poder conscientemente quando descobre que seu marido está em perigo, o que indica que ela tem algum tipo de decisão sobre isso, ainda que seja instintivo.

Antes de ser engolida pelo Hex, vemos Darcy descobrindo algo relacionado à “Catarata”, com informações encriptadas sobre armas enquanto busca por mais informações no computador de Hayward. A legenda diz que são informações da RMA, e o acesso é restrito e apenas de leitura. Ela envia um e-mail para Woo sobre os arquivos, mas nunca descobrimos o que eles são. Mais um mistério para o episódio sete!

“Um Halloween Assustadoramente Inédito!” não tem o mesmo desfecho dramático do capítulo anterior, mas certamente deixa pontas soltas que podem ser retomadas no futuro, seja nos próximos três episódios, os últimos da série, ou no universo cinematográfico da Marvel, que está entrando em uma nova fase. Embora as perguntas sejam muitas, o ator Randall Park prometeu que todas serão respondidas.