WandaVision | Quinto episódio expande as possibilidades do MCU

Uma simples aparição muda o jogo completamente

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
WandaVision | Quinto episódio expande as possibilidades do MCU

WandaVision está entrando em sua reta final, e, embora a série do Disney+ tenha respondido algumas perguntas, o quinto episódio chega com uma nova leva de mistérios, além de uma aparição capaz de quebrar tudo o que sabemos sobre o universo cinematográfico da Marvel até o momento.

[Aviso: O texto abaixo contém spoilers e recomendamos assistir ao quinto episódio antes de continuar.]

O quarto episódio uniu pontas soltas ao mostrar o que está acontecendo fora de Westview, cidade cuja realidade está sendo distorcida pelos poderes de Wanda (Elizabeth Olsen). Tendo estas novas informações como ponto de partida, o quinto episódio tem a história dividida em duas, alternando entre a sitcom dos anos 80-90 vivida por Wanda e o mundo fora da bolha criada por ela.

A cena de abertura de “Em um Episódio Muito Especial…” mostra o casal super poderoso tendo problemas para fazer Billy e Tommy, gêmeos e ainda bebês, pararem de chorar. Os dois são imunes aos poderes de Wanda. É então que Agnes (Kathryn Hahn) entra em cena, pronta para ajudá-los, como sempre faz. A aparição é tão repentina e a vizinha faz sugestões tão incisivas que a primeira reação de Visão (Paul Bettany) é recusar a ajuda. Agnes então vira-se para Wanda e pergunta se deve entrar de novo, deixando o herói extremamente confuso e desconfiado de que há mais do que apenas benevolência nos atos da vizinha.

Visão, a onipresente Agnes e Wanda tendo uma conversa amigável

Wanda desconversa, e logo os bebês param de chorar. Quando o casal se vira para os berços, descobrem que estão vazios — e as crianças estão sentadas na escada, com cerca de cinco anos de idade, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Visão percebe que Agnes, além de presenciar toda a cena, não parece surpresa ou confusa com o acontecido.

Em outra cena na casa, os gêmeos encontram um cachorro e pedem para ficar com ele. Wanda parece inclinada a aceitar, mas Visão é contra, ainda mais quando a onipresente Agnes surge com uma casinha para o cão e uma sugestão de nome — Faísca. O herói fica alarmado quando sua esposa usa magia para conjurar uma coleira para o bichinho de estimação na frente da vizinha, e os dois têm uma breve discussão sobre o uso dos poderes.

Chegando a uma decisão que parece final, o casal diz para os filhos que os acham muito novos para terem um bichinho como responsabilidade, e que dariam permissão quando eles chegassem aos dez anos de idade. Prontamente, os gêmeos mudam de idade e chegam ao limite estipulado pelos pais, tudo isso na frente da vizinha, que segura o cachorro enquanto fala: “Espero que o cão permaneça do mesmo tamanho”, mostrando que realmente percebeu o crescimento dos meninos.

Fora de Westview

Do outro lado da trama, Monica Rambeau (Teyonah Parris) descreve como se sentiu enquanto estava na cidade: dor, desespero e um profundo pesar, acompanhados da voz de Wanda em sua cabeça. Apesar disso, quando Tyler Hayward (Josh Stamberg) começa a pintar a heroína como vilã, é Rambeau quem a defende, levantando pontos de que o estrago poderia ser muito maior caso ela não tivesse entrado em quarentena na cidade de Westview. É revelado que Wanda invadiu o local onde o corpo de Visão estava, e o roubou.

Conversando com Jimmy Woo (Randall Park) e Darcy Lewis (Kat Dennings), Rambeau descobre que, embora itens, roupas e mais mudem de forma, sua composição permanece a mesma e a distorção parece ser permanente, mesmo saindo da bolha. Um detalhe interessante é que Woo e Lewis mencionam a potência dos poderes de Wanda e os comparam brevemente com os da Capitã Marvel — mas Rambeau fecha a cara e rapidamente muda de assunto, parecendo chateada com a menção do nome da heroína.

Monica está de volta à base

Rambeau levanta a hipótese de que objetos que pertençam à época vigente em Westview podem passar despercebidos pelo campo magnético, e faz um teste usando uma espécie de drone dos anos 80. O experimento dá certo, e o trio consegue imagens (embora em qualidade baixa) diretamente da cidade. Hayward, porém, tem outras ideias e manda o drone atirar.

Revelações

A cena nos leva novamente para o mundo da sitcom. No escritório de Visão a tecnologia avança e agora todos tem seu próprio computador para trabalhar. Depois de ligar a internet (que faz aquele monte de zunidos e bipes capazes de despertar a nostalgia em qualquer um que tenha vivido a época da internet discada), um e-mail da E.S.P.A.D.A. aparece na tela, alertando sobre as descobertas da Dra. Darcy Lewis sobre a radiação que envolve o perímetro, e também que não sabe os efeitos causados nos moradores.

Visão rapidamente usa seus poderes em seu colega de trabalho, Norm (Asif Ali), e tira-o do transe induzido por Wanda. Tandon imediatamente pede por socorro e diz que precisa ligar para sua irmã, pergunta por seu celular e volta a pedir ajuda, dizendo que “Ela está na minha cabeça” e “Faça-a parar”. Atordoado, o herói reverte a mente de Norm para o estado anterior.

De volta à casa, Wanda e os gêmeos têm uma conversa sobre família, com a heroína falando que fica triste as vezes por seu irmão estar distante. Imediatamente, Faísca pula do colo dos meninos e vai latindo até a porta. Mandando seus filhos ficarem onde estão, Wanda abre a porta e todos os quatro saem correndo por ela, indo atrás de algo que inicialmente não podemos ver — o drone.

Wanda vai devolver o drone pessoalmente, e a vemos fora da realidade falsa, confrontando os membros da E.S.P.A.D.A. e dando um aviso: “Fiquem fora da minha casa.” Monica se declara aliada da heroína e oferece ajuda, mas Wanda diz que tem tudo o que precisa e volta para Westview.

Na cidade, os gêmeos ficam desolados ao descobrirem que, depois de fugir, Faísca morreu e foi encontrado por Agnes. A mulher e os meninos insistem para que a Wanda reviva o cão, mas ela fala que não pode reverter a morte, e que certas coisas não devem ser mudadas. Os meninos argumentam que ela também disse que “família é para sempre”, mas, antes que ela possa mudar de ideia, Visão chega e todos voltam para casa.

O “super” casal se desentende

Ainda que tenha fugido do confronto com a E.S.P.A.D.A., Wanda não consegue escapar da discussão com Visão, que conta o que viu em Norm e a acusa de manipular toda a realidade. A briga é interrompida pela campainha e a chegada de um visitante: Pietro Maximoff, o irmão gêmeo de Wanda, que morreu em Vingadores: Era de Ultron. A morte foi citada por Monica em um episódio anterior.

Mas, o mais interessante é que a versão de Pietro que vemos na série não é a que apareceu anteriormente no universo cinematográfico da Marvel, interpretado por Aaron Taylor-Johnson, e sim a vivida por Evan Peters, que ficou famoso pelo papel nos filmes dos X-Men.

Um novo velho conhecido

A aparição de Evan Peters certamente abre espaço para muitas perguntas — e para muita empolgação também. Embora por enquanto tudo não passe de um simples cameo, esta aparição pode marcar a chegada dos X-Men ao MCU, através de um dos poucos personagens dos filmes mais recentes que conseguiram cativar o público.

Há até uma piada que brinca com a quebra da quarta parede, quando Darcy pergunta se Wanda “trocou o ator do Pietro”.

Além disso, o episódio também mostra que Wanda não tem controle absoluto sobre tudo e todos, especialmente sobre Visão e seus filhos. Ficou claro que Agnes sabe que a personagem está manipulando os acontecimentos de alguma forma, mas ainda não sabemos quem ela é.

Outro personagem que se destaca neste episódio é Hayward, que desponta como um possível vilão determinado a acabar com Wanda mesmo quando Monica e outros estão dispostos a protegê-la e ajudá-la.

“Em um Episódio Muito Especial…” fez jus a seu nome e foi realmente especial, marcando um ponto de virada não apenas para a trama da série, mas também para o MCU como um todo. Com a aquisição da Fox, que anteriormente foi responsável pelos filmes dos X-Men, o universo da Marvel nos cinemas tem inúmeras linhas temporais, personagens e mundos para explorar, e tudo indica que a nova fase de produções da empresa vai agarrar tudo o que puder e mais um pouco.

WandaVision pode estar se encaminhando para sua reta final, mas abre possibilidades de começos que anteriormente só viviam nos sonhos dos fãs.

Mais notícias