WandaVision | Quem é a grande revelação do episódio 7

Capítulo mais recente finalmente revela quem é essa pessoa tão enigmática

Marina Val Publicado por Marina Val
WandaVision | Quem é a grande revelação do episódio 7

Depois de muitos questionamentos e teorias, o sétimo episódio de WandaVision, “Derrubando a Quarta Parede”, trouxe muitas respostas e quebrou também algumas expectativas dos fãs sobre quem é quem em Westview.

[AVISO: O texto abaixo contém SPOILERS e recomendamos assistir ao episódio 7 antes de continuar.]

A vizinha e amiga de Wanda, Agnes, sempre teve um ar meio suspeito. Ao fim do capítulo mais recente de WandaVision, ela mostra sua verdadeira natureza ao revelar que também é capaz de usar magia e sempre esteve por trás de todos os acontecimentos estranhos na cidade. Tudo foi orquestrado por ela: desde os problemas no show de mágica, a atitude bizarra de Herb, a aparição de Pietro, até a morte do cachorrinho Sparky.

A mulher também revela seu verdadeiro nome: Agatha Harkness.

Agnes revela que é Agatha Harkness em WandaVision

Quem é Agatha Harkness?

A primeira aparição de Agatha Harkness nos quadrinhos é em Fantastic Four #94, publicado pela primeira vez em janeiro de 1970. Ela é uma bruxa de incrível poder que serve como babá de Franklin Richards, filho de Reed Richards, o Senhor Fantástico, e Sue Storm, a Mulher Invisível.

Apesar de ter aparecido pela primeira vez ao lado do Quarteto Fantástico, ela acaba se tornando mais relevante nos quadrinhos da Marvel como uma espécie de mentora para Wanda.

Nas HQs, Agatha Harkness não é considerada vilã ou maligna e, na verdade, ajuda a Feiticeira Escarlate a controlar os próprios poderes. Quem é considerado um supervilão é o filho dela, Nicholas Scratch. É possível que o coelho “Señor Scratchy” seja uma versão dele no MCU ou que ele tenha sido transformado em um animal em algum momento pela mãe.

A personagem é uma pessoa enigmática que tem centenas de anos. Em algumas versões da sua história de origem, ela é um membro de um grupo de feiticeiros que viveram em New Salem, no Colorado. Em outras, ela é uma bruxa que sobreviveu aos julgamentos das bruxas de Salem, em Massachussets.

Uma das histórias mais marcantes envolvendo Agatha Harkness e Wanda tem a ver justamente com os gêmeos, Tommy e Billy. Nos quadrinhos, a Feiticeira Escarlate fica grávida através de um pedaço da alma de Mephisto e, quando o vilão reabsorve essa energia, os dois desaparecem. Agatha então apaga parte da memória de Wanda para proteger a moça do trauma de perder os filhos, mas isso não funciona por muito tempo. E todos nós já vimos o que uma Feiticeira Escarlate furiosa é capaz de fazer.

Se algo similar vai acontecer na série, ainda não sabemos. É possível que a Agatha no MCU tenha uma natureza mais maligna de fato, mas ainda temos dois episódios pela frente para uma possível aparição de Mephisto ou de outra entidade — se é que já não apareceram com outro nome.

WandaVision está disponível no Disney Plus.