Você sabe qual o significado da palavra “Ghibli”?

Uma única palavra que representa o objetivo do estúdio japonês!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Você sabe qual o significado da palavra

Fundado em 1985, o Studio Ghibli é um dos estúdios de animação mais conhecidos do mundo, responsável por uma filmografia vasta que marcou a cultura pop mundial.

Muita gente não sabe que, assim como as suas produções, o nome do estúdio também tem um significado e uma mensagem por trás dele.

Ghibli vem da palavra árabe “sirocco”, que é um vento quente que sopra através do Deserto do Saara até o Mediterrâneo, carregando areia por todo o trajeto.

A escolha do nome reflete no objetivo do estúdio, que é “soprar um novo vento através da indústria de anime”, apresentando histórias novas e criativas — além de darem um sopro quentinho no coração!

Além disso, a palavra Ghibli também faz referência a um avião italiano usado durante a Segunda Guerra Mundial, cujo modelo se chamava Caproni Ca.309. O pai de Hayao Miyazaki, um dos fundadores do estúdio, trabalhava com a indústria japonesa de aviação, então ele acumulou um bom conhecimento sobre o assunto desde pequeno.

Talvez até seja por isso que as duas grandes mentes do estúdio, o próprio Miyazaki e Isao Takahata, retratem os aviões (e o ato de voar) de forma tão frequente e significativa em muitos de seus filmes. Em Porco Rosso, por exemplo, é possível ver “Ghibli” estampado no avião do protagonista.

Como pronunciar “Ghibli”?

Em sua origem italiana, “Ghibli” é pronunciada com o som de “G”, ficando algo como “Gib-lee”. Essa forma acabou sendo a maneira mais comum de pronunciar o nome fora do Japão.

No entanto, a pronúncia muda no japonês. Isso faz com que o correto, na verdade, seja que “Ghibli” fique com o som de “J”, resultando em algo parecido com o som de “Jib-lee”.