Jovem Nerd

Seis amigos e muitas loucuras em Atlanta: visitamos o set de A Noite do Jogo!

A Warner Bros. nos convidou para visitar o set de A Noite do Jogo, comédia estrelada por Jason Bateman (Arrested Development) e Rachel McAdams (True Detective), em Atlanta, capital da Geórgia. Era a primeira vez que eu acompanharia as gravações de um filme e minha empolgação para isso estava num nível de MAIS DE 8000!

O longa gira em torno de um grupo de amigos que acaba se envolvendo com mafiosos, sequestradores, ladrões e traficantes após um jogo de detetive bolado pelo irmão de Max (Bateman) sair completamente do controle. Sim, o filme é tão enlouquecido quanto sua premissa!

Jason, que também é produtor do longa, seria o diretor do projeto, mas diz que desistiu da tarefa ao perceber que outras pessoas conseguiriam comandar tudo melhor do que ele. Os escolhidos foram Jonathan Goldstein e John Francis Daley, os roteiristas de  Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Imediatamente pensei em John e Jonathan, nós nos divertimos muito em Quero Matar o Meu Chefe. E eles fizeram um excelente trabalho”, conta Bateman aos jornalistas convidados. Ele também diz que, enquanto produtor, prefere deixar a equipe criativa fazer seu trabalho de uma forma bem livre, sem interferir tanto no processo dos diretores, cinematógrafos, atores, designers de produção, diretores de arte, continuistas, figurinistas, maquiadores e outras pessoas envolvidas no projeto.

Goldstein e Daley possuem um método de trabalho similar, sem muitas interferências, mas deixam claro que gostam de ter um certo controle sobre o que será feito em cada dia de gravação. “Não queremos ser aqueles diretores que não sabem exatamente o que querem de cada cena. Mas os atores também fazem o lance deles”, explicam. Os dois trabalham juntos há anos e já conhecem o método de trabalho um do outro. Segundo eles, essa intimidade faz com que as ideias se apresentem de maneira mais fluída durante os brainstorms e em outros momentos que necessitam de decisões criativas.

Naquele dia, a produção gravaria duas cenas usando somente a fachada de uma mansão localizada na Zona Norte de Atlanta. Já as sequências que, dentro da narrativa, se passam dentro da casa foram filmadas uma semana antes em outro lugar. Naquele dia, foram investidos alguns milhares de dólares e muito esforço para algo que, efetivamente, duraria alguns poucos segundos no longa.

Algumas horas noite adentro, chega a hora de falar com Rachel McAdams, que, nos últimos anos, se dedicou a papéis mais dramáticos, como em Spotlight: Segredos Revelados.  A atriz diz que a personalidade de Annie, sua personagem, foi o fator que fez com que ela decidisse aceitar o trabalho. McAdams costuma seguir um método mais rígido de atuação, planejando todos os movimentos de suas personagens, mas em A Noite do Jogo, ela pôde brincar com o improviso em algumas cenas do filme. “É uma maneira de dar uma renovada em mim mesma, deixar tudo mais fresco”, conta.

A segunda cena gravada na noite envolvia o sexteto protagonista tendo de fugir da mansão em um carro após serem perseguidos por um psicopata que liderava uma espécie de Clube da Luta clandestino. Naquele dia, muitos caminhões e ônibus estavam passando pela avenida em que a casa se localizava. Para conter o movimento, a polícia de Atlanta estava no local controlando o trânsito, com viaturas posicionadas nas duas curvas próximas à residência utilizada pela produção — assim o público terá a impressão de que a mansão no filme é localizada em um local isolado e deserto. Esse tipo de ação é comum nas gravações de todos os filmes e séries, mas ver ao vivo foi algo que me chamou a atenção por conta de toda a logística envolvida no processo.

Mesmo tendo assistido documentários de bastidores e making of‘s a vida toda, estar num set foi algo completamente diferente e fascinante. Ver como tudo é muito bem planejado, posicionado e ensaiado, é uma experiência enriquecedora para qualquer fã.

A Noite do Jogo já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

Lista de atalhos

Acesso rápido

Controles do player