Vídeos do Xbox Series X soltando fumaça são falsos; entenda como foram feitos
Um cigarro eletrônico foi usado para simular o efeito de fumaça
Desde que o Xbox Series X foi lançado, começaram a surgir alguns vídeos alegando que algumas unidades do aparelho estavam superaquecendo e soltando fumaça. Entretanto, alguns olhares mais apurados perceberam que fumaça de superaquecimento ou de pane elétrica não se comporta da maneira mostrada e o culpado deveria ser outro: cigarros eletrônicos.
Em um vídeo feito pelo XboxStudio, uma conta de fã, é possível ver como o truque é feito: basta sobrar a fumaça do vape de um lado e ela sobe pelo aparelho, dando a impressão que é ele quem está causando o problema:
CANSADO de las FAKE NEWS.
Os dejo un video MIO explicando porque es Fake lo de la consola "Quemada" y como han logrado este efecto incluso estando la consola "APAGADA" pic.twitter.com/LfXzIBSu6N
— Xbox Studio (@XboxStudio) November 11, 2020
Alguns usuários apontaram também que a mesa na qual o aparelho no vídeo original da alegação de superaquecimento é uma caixa vazada, então seria bem fácil de esconder um cigarro eletrônico para causar o efeito.
O novos consoles já estão disponíveis no Brasil com preço sugerido de R$ 4.599 para o Xbox Series X e R$ 2.799 para o Xbox Series S. Os pacotes incluem também um controle e os cabos necessários para o funcionamento dos dispositivos.