Vídeo mostra o momento em que o icônico observatório de Arecibo desabou

Local foi cenário de filmes como 007 Contra GoldenEye (1995)

Marina Val Publicado por Marina Val

No começo de dezembro, o observatório de Arecibo, que contribuiu com várias descobertas astronômicas nas últimas décadas, desabou após uma plataforma de mais de 900 toneladas cair no prato refletor que ficava cerca de 120 metros abaixo dela. Agora, um vídeo foi divulgado e mostra o momento exato do desastre, quando os cabos se romperam.

O local já tinha sido fechado após sofrer danos severos e depois de a National Sciencie Foundation (NSF) determinar que qualquer tentativa de reparo colocaria em risco a vida dos funcionários envolvidos na tarefa.

Ele era o segundo maior radiotelescópio do mundo e estava em operação há mais de 57 anos. O observatório era usado para identificar asteroides próximos da Terra, ajudou a conduzir uma pesquisa que levou a um prêmio Nobel de física para Joseph Taylor e Russell Hulse em 1993 e serviu como cenário para uma cena icônica do filme 007 Contra GoldenEye (1995). O local também serviu como local de treinamento para estudantes universitários e atraía mais de 90 mil visitantes anualmente.

Outro feito notável pelo qual o observatório é lembrado foi a “mensagem de Arecibo”, em 16 de novembro de 1974. Essa é considerada a transmissão mais potente feita ao espaço e enviou um sinal em direção ao Grande Aglomerado Globular de Hércules (Messier 13, NGC 6205), que fica a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância.