Venezuela lança celular de 14 dólares
Foi lançado recentemente na Venezuela pelo seu presidente, Hugo Chavéz, um aparelho de celular que está sendo considerado o modelo mais barato do mundo. Ele foi apresentado no programa de televisão do presidente, e teve a primeira tiragem de 5 mil aparelhos, lançados no sábado, e esgotada em pouco tempo. O celular foi batizado de […]
Foi lançado recentemente na Venezuela pelo seu presidente, Hugo Chavéz, um aparelho de celular que está sendo considerado o modelo mais barato do mundo. Ele foi apresentado no programa de televisão do presidente, e teve a primeira tiragem de 5 mil aparelhos, lançados no sábado, e esgotada em pouco tempo.
O celular foi batizado de Vergatário, que pode ser traduzido como grandioso. Produzido com tecnologia e peças chinesas, em participação com a empresa ZTE, o aparelho possui MP3 e câmera fotográfica. A fabricação na cidade de Punto Fijo conta ainda com pesados subsídios do governo além de incentivos e isenções fiscais para permitir o preço tão baixo do aparelho. Por trás da estratégia, existe a intenção de abastecer o mercado interno para limitar as importações de aparelhos celulares.
Futuramente, existe a possibilidade de exportar o Vergatário para outros países da América Latina. A produção inicial do celular é estimada em 600 mil aparelhos por ano, mas existe a possibilidade de aumento da produção para 1 milhão de telefones em dois anos. É previsto ainda uma parceria com outra empresa chinesa, a Huawei, para a construção de outra fábrica no país para produzir aparelhos com custo baixo a partir de outubro deste ano.
Ainda no lançamento do celular do Chavéz, foi anunciado que o aparelho contará com um modelo exclusivo para funcionários do governo, que possuiria tecnologia contra rastreamentos, coisa fundamental para um presidente que vê inimigos em todos os cantos.
Por enquanto o aparelho ainda não tem data de lançamento em outros países.
Via Jornal do Brasil