Uma sonda espacial pegou um empurrãozinho na gravidade da Terra hoje (22)

Sonda OSIRIS-REx está indo para asteroide Bennu coletar amostras

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Uma sonda espacial pegou um empurrãozinho na gravidade da Terra hoje (22)

Uma sonda espacial deu uma passadinha rápida pela Terra antes de seguir viagem.

OSIRIS-REx, sigla de “Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, and Security – Regolith Explorer” — que é basicamente uma sonda de reconhecimento capaz de coletar amostras — fez uma breve passagem pelos arredores do nosso planeta para conseguir um empurrãozinho da nossa gravidade e continuar sua jornada até o asteroide Bennu, onde deve chegar somente em agosto de 2018.

Chegando lá, OSIRIS vai orbitar o asteroide e coletar informações somente com observações e estima-se que ela só entrará em contato com a formação em 2020.

A sonda mantém contato com a terra e manda informações de seu paradeiro, além de fotos, juntamente com seus relatórios do espaço.

A próxima vez que a OSIRIS-REx chegar pertinho assim da Terra será para nos trazer os resultados de sua pesquisa — o que deve acontecer lá por 2023, se tudo correr conforme o planejando.

Imagina-se que as informações coletadas por ela serão importantes para que possamos aprender um pouco mais sobre o começo do sistema solar e até mesmo sobre a vida na Terra, já que cientistas acreditam que asteroides como Bennu possam ter contribuído com elementos necessários para a vida.