Twitter de Elon Musk, Bill Gates e Apple sofrem ataque e são usados para fraude

Não está claro como os golpistas tiveram acesso às contas

Marina Val Publicado por Marina Val
Twitter de Elon Musk, Bill Gates e Apple sofrem ataque e são usados para fraude

Na tarde desta quarta-feira (15), várias contas com milhões de seguidores no Twitter sofreram um ataque coordenado e foram usados para uma fraude com Bitcoins.

As contas de figuras como Elon Musk, Kanye West, Jeff Bezos, Joe Biden, Barack Obama e Bill Gates e empresas como Apple e Uber apareceram com mensagens que prometiam devolver em dobro todas as Bitcoins enviadas, algumas até pedindo valores específicos, como US$ 1.000.

Para não dar muito tempo para as vítimas pensarem que estavam caindo em um golpe, todas as contas deram um prazo limite bem curto, de apenas 30 minutos.

Até o momento, não está claro como os golpistas tiveram acesso às contas, mas a maioria dos posts suspeitos já foram deletados.

Um representante de Bill Gates declarou que a publicação no Twitter não foi feito por Gates:

“Nós podemos confirmar que este Tweet não foi enviado por Bill Gates. Isso parece ser parte de um problema maior que o Twitter está enfrentando. O Twitter está ciente e trabalhando para restaurar a conta.”

Cameron Winklevoss, cofundador da empresa de trocas de Bitcoins Gemini, afirmou  que a conta de Twitter da empresa também foi afetada, apesar de terem usado senha forte e verificação de duas etapas na rede social.

O próprio Twitter também emitiu uma declaração e afirmou que está investigando o incidente:

Vale ressaltar que os Bitcoins enviados para carteiras virtuais não são devolvidos, então não confie nesse tipo de promessa para não cair em golpes.