Truth Seekers é um “Caça-Fantasmas de bairro”, define Malcolm McDowell

O NerdBunker pediu ao elenco para definir sobre o que trata a nova série da Amazon Prime Video

Pedro Duarte Publicado por Pedro Duarte
Truth Seekers é um

Truth Seekers é uma série difícil de definir, o que é ótimo e também uma marca das produções que contam com Simon Pegg e Nick Frost. Quando assistimos a algumas de suas produções, como à Todo Mundo Quase Morto (2004), Chumbo Grosso (2007) ou Heróis de Ressaca (2013), encontramos elementos de comédia, terror, ação, drama, histórias de amor e relações diversas, reflexões existenciais (nesses casos, tudo com a mão do genial Edgar Wright também, claro). Por isso os filmes são tão originais e divertidos, e deixam aquela sensação de que você acabou de ver algo inteiramente original.

E assim como a Trilogia do Cornetto, citada acima, Thruth Seekers é uma obra original e diferente de todas as séries mais novas disponíveis em serviços de streaming. Talvez, pelo fator “humor britânico”, lembre a primeira temporada Dirk Gently – Detetive Holístico, da Netflix, e Good Omens, da Amazon Prime Video. Se você realmente quiser procurar alguma referência.

Simon Pegg (dave) e Nick Frost (Gus): nessa dupla dá para confiar!

O NerdBunker teve a oportunidade de conversar com parte do elenco da série: com o protagonista, produtor e roteirista Nick Frost, que interpreta Gus, um viúvo que trabalha em uma empresa de instalação de rede de internet e apresentador de um canal no YouTube que procura desvendar mistérios sobrenaturais. Também com Samson Kayo, que está no papel de Elton, o parceiro novato de Gus (e que esconde um passado sombrio); Julian Barratt, que interpreta o megalomaníaco líder de uma seita, o doutor Peter Toynbeecom e com Malcolm McDowell, o ranzinza e solitário Richard.

Sobre o que é Truth Seekers?

Nada melhor do que deixar o próprio elenco (tentar) explicar sobre o que é Truth Seekers. Depois de dizer que é uma mistura de gêneros (como escrevi lá no primeiro parágrafo), pedi para que eles resumissem a série da maneira mais direta possível. As respostas saíram melhor do que o esperado.

Depois de muito pensar, Malcolm McDowell brincou: “Eu sempre digo que é um Caça-Fantasmas de bairro!”. Mas, logo em seguida, falou sério:

“É claro que não é. Mas não tem outro jeito… Porque você está certo, é tudo isso que você disse ao mesmo tempo. E não tem outro programa na TV como esse, que chegue perto do que é isso.”

A visão do criador e roteirista de Nick Frost trouxe o elemento-chave para tentar definir o programa: “É sobre como as pessoas se relacionam, pessoas que fogem de algumas coisas [da vida], que estão à procura de respostas. Eu não sei… Eu venho de trabalhos que sempre têm muitos gêneros misturados.”

“Quando você pensa em criar personagens, você quer alguém que seja tudo isso ao mesmo tempo porque isso o faz humano. Eu não conheço alguém que seja só engraçado ou seja só… Você entende? Senão seria algo sem sentido.”

Samson Kayo (Elton John) só queria um emprego normal…

Mas foi Samson Kayo que conseguiu a resposta mais certeira:

“É uma interpretação muito honesta de pessoas reais. Que podem ser engraçadas, divertidas, mas também podem ter raiva, depressão, dar gargalhadas… Mas em um mundo com fantasmas!”

“Fácil!”, completou Frost.

Quanto mais difícil melhor

A verdade é que Truth Seekers é uma série com uma assinatura. São oito episódios que introduzem um cenário apocalíptico e gigantesco, com reviravoltas e novas informações a cada instante, ao mesmo tempo que tem uma produção despretensiosa — tudo isso, afinal, acontece em uma pequena cidade. Truth Seekers não pega a audiência pela mão e nem entrega tudo mastigado.

Julian Barratt interpreta o vilão da série. Um vilão com um propósito, não só cara de bigode e gênio do mal, como ele mesmo diz. O ator tentou definir Truth Seekers do jeito dele:

“É uma série de terror-comédia. Isso! Ou seria de comédia-terror? Qual caminho você escolheria? Tem um cerne mais emotivo, tem elementos dramáticos… Eu acho que é uma terror-comédia. É isso! Eu vou com essa!”

Na verdade, a audiência pode escolher a maneira que quer assistir ao novo programa da Amazon Prime Video: se quiser, analisa as camadas e sai com “algo a mais” ao final da jornada. Mas também é possível só dar umas risadas e tomar alguns sustos.

 

Ao responder a pergunta e tentar definir a série, Barratt também acabou explicando porque o resultado final é tão original e bacana: “A gente interpreta o terror de forma séria. E também leva a sério a comédia. Então é por isso que é ao mesmo tempo engraçado e assustador. Senão seria apenas uma paródia.”

A dica é assistir sem saber nada (por isso, quase nada sobre a trama foi dito nesse texto). O que você precisa saber é que o roteiro foi “escrito com os pés”, segundo Nick Frost. E essa pode ser a definição perfeita.

Truth Seekers estreia no dia 30 de outubro na Amazon Prime Video.