Telegram sofre instabilidade temporária devido a ataque DDoS

O serviço garantiu que, apesar da lentidão, os dados dos usuários estão seguros

Marina Val Publicado por Marina Val
Telegram sofre instabilidade temporária devido a ataque DDoS

Na manhã desta quarta-feira (12), o Telegram alertou os usuários sobre uma instabilidade temporária causada por um ataque DDoS (ataque de negação de serviço).

Apesar disso, o serviço garantiu que os dados dos usuários continuam seguros.

“Nós estamos passando por um ataque DDoS poderoso, usuários do Telegram nas Américas e alguns usuários em outros países podem sofrer problemas de conectividade.”

“Um DDoS é um ataque de negação de serviço: os servidores recebem GAZILHÕES de solicitações inúteis que os impedem de processar pedidos legítimos. Imagine que um exército de lemmings acaba de pular na fila do McDonald’s na sua frente – e cada um deles está pedindo um Whopper.”

“O servidor está ocupado dizendo aos lemmings do whopper que eles foram ao lugar errado – mas tem tantos deles que ele não consegue ver você e receber o seu pedido.”

“Para gerar esses pedidos inúteis, caras malvados usam “botnets” feitos de computadores de usuários desavisados que foram infectados com malware em algum momento do passado. Isso torna o DDoS parecido com um apocalipse zumbi: um dos lemmings do whopper pode ser seu avô.”

“Mas tem um lado positivo: Todos esses lemmings estão lá apenas para sobrecarregar os servidores de trabalho extra – eles não podem levar seu BigMac e Coca Cola. Seus dados estãos seguros.”