Táxi sem motorista começa a circular na China
Veículo autônomo ainda está em fase de testes
A AutoX, uma startup apoiada pelo conglomerado Alibaba, conseguiu a licença para lançar um táxi sem motorista e começou a testar a frota de 25 carros autônomos nas ruas de Shenzhen, no sudeste da China. Se tudo ocorrer conforme o planejado, é possível que os veículos comecem a receber passageiros em dois ou três anos.
O marco é importante pois essa é a primeira primeira empresa na China a fazer o teste totalmente autônomo, sem um operador ou motoristas habilitados dentro do veículo. Anteriormente, as restrições locais não permitiam isso e sempre era necessário uma pessoa disponível para intervir em casos de emergência.
No vídeo, alguns passageiros humanos e até um cachorrinho adorável pegam uma carona no táxi autônomo.
Em entrevista à CNN, Jianxiong Xiao, CEO da AutoX, declarou:
“É um sonho. Depois de trabalhar por tantos anos, finalmente chegamos ao ponto em que a tecnologia está madura o suficiente para podermos dispensar o motorista de segurança.”
Xiao explicou que as melhorias no software e hardware foram essenciais para convencer os reguladores a mudarem a lei. Segundo ele, existem mais de 100 veículos da empresa circulando todos os dias nas ruas da China para capturar dados e melhorar a inteligência artificial.