Submarinos de ponta da Marinha americana terão periscópios com controle de Xbox 360

Submarinos da linha Virginia buscam reduzir custos e facilitar processos para marinheiros mais jovens

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Submarinos de ponta da Marinha americana terão periscópios com controle de Xbox 360

Os submarinos da classe Virginia, da Marinha americana, terão controles de Xbox 360 para movimentar seus periscópios.

Segundo o site Pilot Online, os periscópios, acessórios utilizados para captar imagens acima da água, tinham os controles muito rígidos e pesados. O controle de Xbox provou ser parecido com o que boa parte dos membros da tripulação já estavam acostumados a usar, e, por consequência, aprenderam a manusear o periscópio em minutos, ao contrário das horas de treinamento necessárias para aprender a usar o joystick antigo, que se assemelha muito ao de um helicóptero.

Controles mais acessíveis

Não é só no manuseio que o controle de Xbox 360 é mais acessível, mas também no preço. O joystick anterior é caro e muito, muito específico. Feito apenas para os submarinos Virginia, o controle antigo, juntamente com seus painéis de controle, custam cerca de US$ 38 mil, enquanto um controle de Xbox 360 custa cerca de US$ 39,99 e pode ser encontrado em diversas lojas, em quase qualquer lugar do mundo.

O controle está sendo testado desde 2015 e deve ser integrado ao sistema de imagens dos submarinos do tipo Virginia com o USS Colorado, previsto para novembro. Alguns outros submarinos também receberão os novos controles quando passarem pelo processo de modernização.

Esse processo, inclusive, se estende para outras áreas do desenvolvimento de novas tecnologias, e a ideia é implementar mais coisas com as quais os mais jovens já estejam acostumados, como telas sensíveis ao toque e ambientes virtuais.

Mark Eichenlaub, navegador assistente de um dos submarinos, o John Warner, afirmou que essas mudanças estão pavimentando o futuro da marinha:

Idealmente, o que eles querem daqui 10 anos é, basicamente há um display de vidro com janelas e você consegue puxar uma janela de informações, revisar, jogar ela pro lado, pegar a próxima janela. Eles querem trazer mais marinheiros com o que eles já tem em casa em seus notebooks pessoais, em seus computadores pessoais, com aquilo que eles cresceram na sala de aula.

Os submarinos

Os submarinos da classe Virginia são veículos de ataque movidos à energia nuclear, e podem fazer operações tanto no oceano aberto quanto em áreas litorâneas. Eles foram os primeiros a serem criados com o auxílio de programas de computador (CAD) e sua vida útil é de 33 anos.

Para redução de custos, o submarino tenta utilizar ao máximo componentes que podem ser encontrados em lojas comuns, como o próprio controle de Xbox.

O planejamento atual prevê que 48 submarinos desse tipo sejam construídos até o ano de 2043 — desses 48, 13 já estão em serviço e 5 estão sendo construídos.