Star Wars | Saiba de quem são as vozes que Rey escuta no Episódio IX

Uma das cenas do filme tem Rey ouvindo diversas vozes familiares

Felipe Vinha Publicado por Felipe Vinha
Star Wars | Saiba de quem são as vozes que Rey escuta no Episódio IX

[Atenção! Spoilers do Episódio IX abaixo!]

Star Wars: A Ascensão Skywalker, nono episódio da famosa saga dirigido por J.J. Abrams, trouxe uma cena reveladora, ainda que um pouco confusa. Nela, Rey, a atual heroína, escuta vozes de Jedi do passado como uma forma de “incentivo na Força”, capaz de dar um novo fôlego à protagonista, que está em sua batalha decisiva. Mas quem seriam estes “Jedi do passado”?

Os créditos finais do filme revelam quem fez cada uma das vozes e também diz quem eram os personagens falando com Rey naquela cena, além de Luke Skywalker (Mark Hamill) e Leia Organa (Carrie Fisher). Saiba quem são, além de alguns detalhes para dar uma refrescada na memória:

Kanan Jarrus

Kanan Jarrus (Freddie Prinze Jr)

Kanan Jarrus é conhecido por quem viu a série animada Star Wars Rebels. Kanan é um Padawan sobrevivente da Ordem 66, que aprende a se tornar Jedi “na marra”, conforme cresce. Seu nome original é Caleb Dume, mas ele precisa mudar para fugir das garras do Império e se esconder. Sua voz é feita por Freddie Prinze Jr., antigo galã de filmes adolescentes dos anos 90.

Obi-Wan Kenobi

Alec Guinness e Ewan McGregor

Obi-Wan praticamente dispensa apresentações. Um dos maiores Jedi que a galáxia já conheceu e também personagem central na “trilogia prólogo” — que é composta pelos Episódios I, II e III. O curioso é que, nesta cena, Obi-Wan Kenobi tem duas vozes: Ewan McGregor, que interpretou o personagem mais recentemente, e também o já falecido Alec Guinness, que viveu o herói em Star Wars: Uma Nova Esperança, de 1977. A voz de Guinness foi reutilizada.

Yoda

Mestre Yoda (Frank Oz)

Mais célebre do que nunca, Mestre Yoda também voltou como uma voz na mente de Rey no Episódio IX. Sua voz foi feita por Frank Oz, mestre de fantoches que dá vida ao personagem nos filmes desde sua primeira aparição, em Star Wars: O Império Contra-Ataca.

Mace Windu

Mace Windu (Samuel L. Jackson)

Uma das mais icônicas participações da “trilogia prólogo” foi a de Samuel L. Jackson como o Mestre Jedi Mace Windu, com seu inconfundível sabre de luz roxo. Ele também retorna para dar uma força à Rey nesta cena.

Anakin Skywalker

Anakin Skywalker (Hayden Christensen)

O grande precursor de todos os problemas da galáxia, Anakin Skywalker, também faz uma participação como uma das vozes na cabeça de Rey. A produção optou por usar a voz de sua versão jovem, interpretada por Hayden Christensen, em vez de James Earl Jones, que é o dono da voz quando ele está com sua icônica armadura negra e capacete de Darth Vader.

Qui-Gon Jinn

Qui-Gon Jinn (Liam Neeson)

Mestre Jedi responsável por recrutar Anakin para a academia em Star Wars: A Ameaça Fantasma, Qui-Gon Jinn é considerado por muitos como um dos mais poderosos da ordem, apesar de ter morrido na luta contra Darth Maul. O inconfundível Liam Neeson é quem dá sua voz.

Luminara Unduli

Luminara Unduli (Olivia D’Abo)

A Mestre Jedi Luminara Unduli é membro do conselho ao longo dos filmes da “trilogia prólogo”, mas ela tem algum destaque extra durante a série animada Star Wars The Clone Wars, onde aparece ao lado de sua aprendiz, a Padawan Barriss Offee. Sua voz é feita por Olivia D’Abo, que também deu vida à personagem em Clone Wars. Nos filmes ela é vivida por Mary Oyaya.

Ahsoka Tano

Ahsoka Tano (Ashley Eckstein)

Ahsoka Tano estreou no universo de Star Wars no filme animado The Clone Wars, que posteriormente virou série. Ela cresceu tanto ao longo do programa que se tornou uma das personagens mais importantes deste universo, como aprendiz de Anakin Skywalker. Seu carisma também conquistou os fãs, o que a fez retornar em Star Wars Rebels, já mais madura e adulta, longe da Ordem Jedi e sobrevivente da Ordem 66. Sua voz é de Ahsley Eckstein, atriz que tem dado vida à heroína desde sua concepção. Vale lembrar que a suposta morte de Ahsoka não foi mostrada em nenhum seriado, livro ou HQ.

Aayla Secura

Aayla Secura (Jennifer Hale)

Aayla Secura é uma Mestre Jedi que apareceu na “trilogia prólogo”, mas como uma figurante de luxo. Da raça Twi’Lek e na cor azul, Aayla, porém, se destacou no Universo Expandido e se tornou uma das mais queridas pelos fãs. Ela aparece diversas vezes na série animada The Clone Wars e, no cânone antigo antes de a Disney assumir, ela chegou a estrelar uma série em quadrinhos ao lado se seu mestre, Quinlan Vos. Sua voz em A Ascensão Skywalker é de Jennifer Hale, que interpretou a Comandante Shepard no game Mass Effect. Nos Episódios II e III, ela é vivida por Amy Allen, mas não tem falas.

Adi Gallia

Adi Gallia (Angelique Perrin)

Adi Gallia é outra Mestre Jedi que se originou na “trilogia prólogo” e lutou durante as Guerras Clônicas. Por este motivo, apesar de ter aparecido nos filmes, ela se destacou no seriado The Clone Wars, onde também teve seu fim – ela foi morta em combate contra Savage Opress, irmão de Darth Maul. Sua voz no Episódio IX é a mesma da animação, feita pela atriz Angelique Perrin.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas. Leia a nossa crítica!