Star Wars | Presidente da Lucasfilm reconhece erros com filme do Han Solo

Filmes de Star Wars vão entrar em hiato após o episódio IX em uma tentativa da empresa repensar os spin-offs da saga

João Abbade Publicado por João Abbade
Star Wars | Presidente da Lucasfilm reconhece erros com filme do Han Solo

Apenas cinco meses separaram a estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi e Han Solo: Uma História Star Wars. A proximidade dos dois lançamentos, segundo a presidente da Lucasfilm, foi feita para testar o terreno e conferir se era possível lançar dois filmes de Star Wars por ano fiscal. Han Solo sofreu com vários problemas de produção, envolvendo até uma troca de diretores de última hora, mas a proximidade das estreias não rendeu bons resultados na visão da empresa. O filme encabeçado por Alden Ehrenreich teve a pior bilheteria e as piores críticas de um filme da saga.

A presidente da Lucasfilm, Katheen Kennedy reconheceu certos erros cometidos no desenvolvimento dos filmes em uma espécie de autocrítica da sua gestão. “Tentamos algo com Han Solo para ver se poderíamos lançar dois filmes por ano e sentimos que esse tipo de coisa não vai funcionar”, analisa a executiva por trás dos filmes de Star Wars.

Precisamos ser cuidadosos, pois Star Wars precisa ter uma certa cadência para as pessoas não sentirem que estamos fazendo coisas demais. Nós não temos uma bola de cristal, tentamos algo com Han Solo para ver se poderíamos lançar dois filmes por ano e sentimos que esse tipo de coisa não vai funcionar. Demos um passo atrás dessa ideia, mas isso não significa que nós não temos ideias para muitas histórias diferentes, porque essa é a parte empolgante desse universo.

Recentemente, a Lucasfilm anunciou que os longas de Star Wars vão entrar em um hiato nos cinemas após o lançamento de Star Wars: A Ascensão Skywalker. A pausa será usada para reestruturar a franquia que terá uma próxima fase idealizada por Rian Johnson e criadores de Game of Thrones. Apesar da pausa nas telonas, várias séries televisivas e jogos vão continuar sendo lançados, como The Mandalorian e o game Star Wars: The Fallen Order.

Por enquanto, o único filme de Star Wars que tem previsão de estreia é Star Wars: A Ascensão Skywalker. J.J. Abrams (O Despertar da Força) volta para dirigir a última parte da nova franquia e Lawrence Kasdan (O Império Contra Ataca) escreve o roteiro. No elenco, estão de volta Oscar Isaac, John Boyega, Mark Hamill, Daisy Ridley, Carrie Fisher e outros. A novidade fica por parte de Billy Dee Williams, o Lando original!

Para garantir a presença de Leia no filme, a Lucasfilm usará cenas não utilizadas de O Despertar da Força e Os Últimos Jedi, evitando o uso de computação gráfica para inserir Carrie Fisher na produção — todo o processo foi aprovado pela filha da atriz, Billie Lourd. Fisher morreu em 2016 aos 60.

Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia em 19 de dezembro de 2019.