Star Wars: Os Últimos Jedi | Reação negativa foi amplificada por trolls russos, diz estudo

Reação dos fãs pode não ter sido tão dividida quanto parecia inicialmente

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Star Wars: Os Últimos Jedi | Reação negativa foi amplificada por trolls russos, diz estudo

Star Wars: Os Últimos Jedi chegou aos cinemas e dividiu a reação dos fãs. Entretanto, um estudo recente feito por Morten Bay, da Escola de Comunicação e Jornalismo da USC Annenberg, aponta que a reação pode não ter sido tão dividida quanto parecia inicialmente.

No artigo Weaponizing The Haters: The Last Jedi and the strategic politicization of pop culture through social media manipulation (Transformando os Haters em arma: Os Últimos Jedi e a politização estratégica da cultura pop através da manipulação de mídias sociais, em tradução livre), Bay divide os comentários em mídias sociais em três: aqueles com agenda política, trolls e fãs de verdade que ficaram desapontados com o filme.

Segundo o estudo, 50,9% dos indivíduos tweetando negativamente tinham motivação política ou não eram sequer humanos, apenas bots ou trolls russos. Além disso, ele também apontou que apenas 21,9% dos tweets analizados eram realmente negativos.

O próprio Rian Johnson, diretor do longa, compartilhou o estudo completo, comentando que ainda não leu inteiro, mas que o resumo é consistente com a experiência que ele teve online:

Há alguns meses, um grupo criou uma campanha de financiamento coletivo para fazer um remake de Os Últimos Jedi.