Stadia consome mais dados do que o inicialmente previsto

A plataforma de jogos por streaming pode usar até 20 GB por hora

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Stadia consome mais dados do que o inicialmente previsto

Uma das preocupações sobre o Stadia era em relação a quantidade de dados que a plataforma consome. Pelo visto, esse medo não era infundado. Agora que o serviço foi lançado, testes indicam que os números são maiores do que os previstos.

Antes do lançamento, a estimativa oficial era que o Stadia gastaria cerca de 15 GB por hora, em resolução 4K e 60 quadros por segundo. Segundo informações da Google (via Digital Fountry), o consumo é de até 20 GB por hora, nestas configurações.

Em resoluções mais baixas, os números não são menos assustadores. Um teste do GamesBeat mostrou um consumo de 119 MB por minuto, o que dá mais de 7 GB por hora, em 1080p e 60 quadros por segundo. Já o Digital Trends realizou um teste no celular Google Pixel 3ª, também em 1080p, que consumiu mais de 10 GB por hora.

Um jogo como Red Dead Redemption 2, por exemplo, leva cerca de 47 horas para ter sua campanha principal concluída (segundo o HowLongToBeat). Em 4K, isso significa quase 1 TB de dados, ou aproximadamente 470 GB em 1080p. Isso sem contar as atividades paralelas ou o modo online.

Essa não é uma notícia muito boa, especialmente para quem precisa lidar com conexões fracas ou com limite de dados.

Apenas para comparação, o site da Netflix afirma que o uso de seu serviço de streaming consome até 3 GB por hora em HD (720p) e 7GB em Ultra HD (4K).

O Stadia foi lançado em 19 de novembro, nos EUA e na Europa, e as primeiras análises indicam um serviço ainda caro, incompleto e pouco atrativo. A plataforma não tem uma data de lançamento prevista para o Brasil.