Cápsula de passageiros da SpaceX pousou com sucesso na Terra após viagem espacial

Crew Dragon foi até a Estação Espacial Internacional e voltou

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Cápsula de passageiros da SpaceX pousou com sucesso na Terra após viagem espacial

A cápsula de passageiros lançada pela SpaceX no dia 2 pousou com sucesso no Oceano Atlântico e completou sua primeira missão teste.

A Crew Dragon foi até a Estação Espacial Internacional e conseguiu atracar por conta própria, sem a ajuda dos astronautas que estão na Estação. Com o modelo anterior, Dragon, o processo exigia que algum dos astronautas pegasse a cápsula para trazê-la até uma doca disponível.

Depois de ficar na Estação por cinco dias, a cápsula iniciou a parte mais difícil do teste: voltar para a Terra. A entrada na atmosfera terrestre era o maior desafio da missão, e era necessário conseguir pousar com segurança, sem causar danos ao que está dentro da cápsula. No futuro, será uma pessoa, mas dessa vez, foi só Ripley, um boneco cheio de sensores para que os cientistas da SpaceX consigam coletar dados sobre os efeitos da viagem.

O pouso foi um sucesso, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Até o momento, apenas a NASA e a agência espacial russa Roscosmos foram capazes de levar astronautas para a Estação Espacial, mas o cenário está mudando e tanto a SpaceX quanto a Boeing estão trabalhando para começar a oferecer esse serviço a um preço de US$ 58 milhões por passageiro, ao invés de US$ 81 milhões.

O teste foi requisitado pela NASA para avaliar o desempenho da Crew Dragon e garantir que a cápsula será capaz de fazer esse tipo de viagem frequentemente. O próximo teste da Crew Dragon é para assegurar que seu sistema de emergências funciona. A cápsula da Boeing, a Starliner, também deve iniciar seus testes em breve, segundo o site Space.com.