Foguete da SpaceX vai colocar 71 satélites em órbita em um único voo

Lançamento está sendo coordenado pela Spaceflight Industries

Marina Val Publicado por Marina Val
Foguete da SpaceX vai colocar 71 satélites em órbita em um único voo

A SpaceX não cansa de anunciar conquistas impressionantes. A empresa divulgou que, ainda neste ano, o foguete Falcon 9 vai lançar 71 satélites em órbita – o maior número de satélites lançados no espaço de uma única vez por uma companhia americana. O recorde mundial é de uma empresa indiana, a ISRO (Indian Space Research Organisation), que colocou 104 satélites em órbita em fevereiro de 2017. A missão da SpaceX deve decolar ainda em 2018 de uma base aérea na Califórnia, mas a data ainda não foi anunciada.

O lançamento está sendo coordenado pela Spaceflight Industries, uma empresa que se dedica a lançar satélites menores, que não justificariam o custo de um único voo. Por isso, ela compra espaço em veículos espaciais e lança vários desses satélites de uma única vez. De acordo com o infográfico divulgado pela própria Spaceflight, são mais de 30 clientes de pelo menos 18 países diferentes.

Um foguete da SpaceX vai colocar 71 satélites em órbita em um único voo

Depois do lançamento, o Falcon 9 deve demorar entre seis e oito horas para colocar todos os 71 satélites em órbita. Soltar cada um dos equipamentos no momento certo vai ser uma sequência de eventos extremamente complexa para evitar que eles colidam e virem lixo espacial.

Mais notícias