Sonic Origins | Review

Uma coletânea bem pensada, que reúne os quatro primeiros jogos da franquia e agrada tanto veteranos quanto novatos

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Sonic Origins | Review

Há 31 anos, o primeiro jogo de Sonic foi lançado para Mega Drive, e os fãs de videogame nunca mais olharam para um ouriço do mesmo jeito.

Agora, como parte das celebrações de aniversário, a SEGA retorna para onde tudo começou com Sonic Origins, uma coletânea que reúne os quatro primeiros títulos da franquia, lançados nos anos 1990: Sonic the Hedgehog, Sonic CD, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles.

Cada game tem duas maneiras de jogar. A primeira é uma versão de aniversário, em que há vida infinita e a tela foi adaptada para um formato maior de 16:9, tornando a experiência mais acessível e agradável esteticamente.

Enquanto a segunda é a versão clássica, com uma tela de 4:3 e vidas limitadas que, se esgotadas, resultam em “fim de jogo” e é preciso tentar do início mais uma vez.

No entanto, as versões não apresentam diferenças visuais. Ambas contam com os mesmos gráficos, que foram atualizados na coletânea com polimento e uma paleta de cores mais vivas. São melhorias pequenas, mas que dão uma boa modernizada à estética geral de 16-bits.

sonic origins review
A tela maior na versão de aniversário
sonic origins review
A tela menor na versão clássica com barras laterais para preencher

Sonic Origins adiciona animações inéditas de abertura e encerramento para os quatro jogos, que se inspiram no visual do desenho Sonic Mania Adventures. As cenas são como “cutscenes” adicionais, que dão explicações sobre o contexto da cada história e estabelecem o tom de caos e velocidade nas brigas entre Sonic e Robotnik.

A coletânea ainda oferece uma maneira de jogar tudo de uma vez. O “modo história” reúne todos os títulos de forma cronológica em uma experiência contínua, como se fossem um game só. É uma opção divertida especialmente para os fãs que já conhecem os originais e gostariam de ver uma “abordagem” diferente.

Também é possível escolher o personagem jogável em qualquer capítulo desde o início, sempre variando entre Sonic, Tails e Knuckles. E, em Sonic 2 e Sonic 3, com duplas deles.

Uma velocidade extra

A coletânea também conta com modos extras. O “Desafio de Chefões” é como um “boss rush”, em que o jogador precisa enfrentar todos os chefes de cada título sem sofrer dano, tendo apenas três vidas (ou seja, tentativas).

Enquanto o “Modo Missão” oferece missões com objetivos específicos, como matar uma quantidade de inimigos com um golpe no ar, alcançar o fim da fase em encostar no chão e por aí vai.

Ao zerar cada título, ainda há uma surpresinha: o “Modo Espelhado” é desbloqueado. É um modo que inverte os cenários, bagunçando a mente até daquele jogador que já está familiarizado com os títulos originais. Uma verdadeira dose extra de desafio!

sonic origins review
Sonic 3 & Knuckles também aparece com um modo bônus: o clássico “Esferas Azuis”, com as fases originais do Mega Drive e algumas inéditas do próprio Sonic Origins

Todo o progresso é salvo à parte em cada jogo ou modo. Portanto, você pode começar a jogar qualquer um na ordem que desejar, alterar livremente entre eles e retomar exatamente de onde parou em cada um.

Sonic Origins também brinca com a ideia de que os anéis dourados são muito valiosos para os fãs, então adiciona uma moeda especial que também pode ser coletada nos títulos. Elas oferecem uma segunda chance nas fases bônus das Esmeraldas e podem ser usadas para desbloquear itens no “Museu”, uma área comemorativa com esboços, artes, músicas e conteúdo para entusiastas.

A coletânea tem opção de texto em português brasileiro para o menu da coletânea. No entanto, os jogos em si estão apenas em inglês.

sonic origins review
Sim, o mundo invertido de Sonic é tão sinistro quanto parece

Sonic Origins é o nome!

Sonic Origins é uma coletânea bem pensada e montada, que consegue apresentar um conteúdo diversificado que agrada os fãs mais saudosistas e ainda tem potencial para conquistar uma nova geração de jogadores.

Ter os quatro jogos em um lugar só, com modos e recursos que tanto oferecem desafios quanto mais acessibilidade, gera uma experiência viciante para qualquer amante de jogos de plataforma. Não à toa, meu dedão está doendo no momento em que escrevo depois de muitas horas superando zonas, correndo atrás de Esmeraldas e dando porrada no Robotnik.

sonic origins review
Nunca foi tão prazeroso acabar com a raça de Robotnik tantas vezes seguidas!

Se você nunca jogou Sonic e quer dar uma chance pela primeira vez, Sonic Origins é a porta de entrada mais acessível até o momento. E, se você já é fã da franquia e só está com saudades, também não pode deixar a coletânea passar despercebida. Agora é a melhor hora para entrar nos portais dos anéis dourados, acredite!


Este review foi feito com uma cópia cedida pela SEGA.

Sonic Origins será lançado no dia 23 de junho para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Nintendo Switch.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1