Sonda Voyager 1 entra em território desconhecido!

Ontem, dia 20 de março de 2013, a American Geophysical Union fez uma declaração que a sonda Voyager 1 acabara de sair do sistema solar, saindo da zona conhecida como heliosfera e entrando numa área completamente nova. No entanto, a NASA se manteve cética quanto à declaração, já que a “borda” do sistema solar não […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Sonda Voyager 1 entra em território desconhecido!

ads_ciencia

Ontem, dia 20 de março de 2013, a American Geophysical Union fez uma declaração que a sonda Voyager 1 acabara de sair do sistema solar, saindo da zona conhecida como heliosfera e entrando numa área completamente nova. No entanto, a NASA se manteve cética quanto à declaração, já que a “borda” do sistema solar não é algo definido como a órbita e os campos magnéticos do nosso planeta.

Com isso, a notícia mudou de título, informando que a Voyager 1 entrou sim em uma nova área, mas não que isso não significa que ela saiu do sistema solar de facto. A indicação disso são os raios cósmicos sob efeito na sonda.

O limite do sistema solar é um gigantesco mistério, e mesmo que não esteja definido, certamente permitirá estudos inéditos da sonda que já tem 35 anos de idade. Até então, a Voyager 1 já viajou mais de 18 bilhões e meio de quilômetros, e pelo jeito, vai demorar mais alguns bilhões para sairmos de vez do sistema solar e entrar, em definitivo, no espaço profundo.

O que poderemos descobrir nestas novas áreas?

Via Time Science


Stephan Martins
Stephan Martins acha que se a Voyager 3 e 4 fossem junto, elas se tornariam o Quarteto Fantástico!

.

Mais notícias