Sonda da NASA vai se aproximar da maior lua de Júpiter nesta segunda (7)

Imagens e dados coletados pela sonda vão ajudar em missões futuras

Marina Val Publicado por Marina Val
Sonda da NASA vai se aproximar da maior lua de Júpiter nesta segunda (7) USGS Astrogeology Science Center/Wheaton/NASA/JPL-Caltech

Nesta segunda-feira (7), às 14h35 do horário de Brasília, a sonda Juno da NASA vai ficar a apenas 1038 km da superfície da maior lua de Júpiter, Ganimedes. Durante a passagem, a sonda vai coletar mais imagens e oferecer dados melhores sobre a composição do maior satélite natural do sistema solar, incluindo uma camada de gelo que o circunda.

Ganimedes é  maior que o planeta Mercúrio e é a única lua no sistema solar com seu próprio campo magnético. A última vez que algum equipamento vindo da Terra fez uma passagem tão próxima dessa lua de Júpiter foi em 20 de maio de 2000, com a sonda Galileo.

Segundo Scott Bolton, pesquisador do Southwest Research Institute em San Antonio:

“Juno leva um conjunto de instrumentos sensíveis, capazes de ver Ganimedes de maneiras que não eram possíveis antes. Ao voar tão perto, levaremos a exploração de Ganimedes para o século 21, tanto complementando futuras missões com os nossos sensores únicos quando ajudando a preparar para a nova geração de missões ao sistema joviano, da NASA e da ESA [Agência Espacial Europeia].”

Mais notícias