Singapura está usando robôs da Boston Dynamics para monitorar distanciamento social

Eles são equipados com câmeras e ferramenta de análises

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico

Os robôs quadrúpedes da Boston Dynamics (que se assemelham bastante aos cachorros de Black Mirror) estão sendo testados em Singapura para monitorar o distanciamento social. As informações são do The Verge.

Conhecidos como Spot, os “cães” estão equipados com câmeras e algumas ferramentas de análise que permitem estimar o número de pessoas que estão no parque Bishan-Ang Mo Kio. Eles também emitem mensagens lembrando as pessoas que se mantenham a uma distância segura uma das outras.

Segundo a publicação, as autoridades explicaram que as câmeras acopladas aos robôs não conseguem rastrear indivíduos ou gravar dados pessoais de quem é filmado. O Spot é controlado remotamente, mas possui sensores embutidos que impede colisões. Se os testes forem bem sucedidos, o robô pode ser implementado em tempo integral durante os horários de pico do parque.

O parque colocou placas que pedem ao visitantes que não atrapalhem o trabalho do robô. Veja abaixo.

Segundo a NParks, responsável pelos parques de Singapura, uso do Spot reduzirá a necessidade de ter funcionários patrulhando o local e “reduz o risco de exposição ao vírus”. A publicação revelou que está sendo considerando implantar o robô em outros lugares da cidade-estado.

Recentemente, os mesmos robôs foram usados em um hospital para ajudarem médicos no tratamento remoto de pacientes (relembre aqui).