Scarlett Johansson diz que combater deepfakes é uma batalha perdida

"Nada pode impedir uma pessoa que quer copiar e colar a minha imagem em um corpo diferente", disse

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Scarlett Johansson diz que combater deepfakes é uma batalha perdida

Os deepfakes, vídeos em que o rosto de uma pessoa é substituído pelo de outra com inteligência artificial, deram o que falar em 2018, já que muitas celebridades foram inseridas em filmes adultos usando a tecnologia.

Scarlett Johansson, que foi uma vítima desse tipo de montagem, disse ao Washington Post que tentar remover os vídeos da internet é uma batalha perdida.

Eu acho que essa é uma batalha inútil, legalmente falando, porque a internet é um buraco negro que consome a si mesmo. Existem coisas muito mais perturbadoras na internet do que isso, infelizmente. Nada pode impedir uma pessoa que quer copiar e colar a minha imagem em um corpo diferente e fazer aquilo parecer assustadoramente realista. Não existem muitas regras na internet, porque ela é um abismo que permanece praticamente sem leis.

Sites como Twitter e Reddit estão tentando remover esses vídeos, enquanto outros como o Gfycat estão trabalhando em maneiras automatizadas de deletar os deepfakes.

Ainda não há uma legislação específica para esses casos em que o rosto de uma pessoa, celebridade ou não, é colocado no corpo de outra, geralmente em vídeos de cunho sexual, o que torna toda a prática muito controversa.