Empresa coloca arma em um “cachorro robô”

Pois é gente, ferrou

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Empresa coloca arma em um “cachorro robô”

Há alguns anos as empresas de robótica começaram a investir nos robôs quadrúpedes, também conhecidos como “robôs cachorros”. Os itens já existem no mercado há algum tempo e já foram até testados pelos militares dos EUA, especialmente para patrulhamento de ruas. Mas isso deve mudar em breve.

A S.W.O.R.D. Defense Systems apresentou esta semana o modelo de um robô quadrúpede com uma arma acoplada. O The Verge explica que o armamento foi feito pela empresa especialmente para ser colocado em unidades robóticas, quadrúpedes ou não, e foi apresentado em um modelo da Ghost Robotics. O resultado pode ser visto abaixo:

A novidade foi divulgada em um evento da área e ainda não há detalhes se a empresa está vendendo o “robô cachorro” com a arma junto. Porém, o SPUR (Special Purpose Unmanned Rifle, Rifle Automatizado de Uso Especial, em tradução livre) está listado no site da S.W.O.R.D. Defense Systems, e é descrito como um “recurso seguro”, que possui uma câmera e pode ser operado durante à noite, com a opção de carregamento à distância.

O The Verge ressalta que várias empresas de desenvolvimento de robôs, como a Boston Dynamics, são contra o uso de armas em suas criações, mas outros fabricantes estão investindo no modelo de negócio, com a ideia de ser uma força mais “segura” que, em teoria, não coloca vidas humanas na linha de frente.

Porém, quem já assistiu a diversos filmes e séries de ficção científica sabe que as chances de problemas são imensas. O jeito é esperar – e torcer pelo melhor.

Mais notícias