Review | Dragon Quest Builders

Game surpreende e agrada os fãs da franquia

Mauricio Faccio Publicado por Mauricio Faccio
Review | Dragon Quest Builders

Tenho que admitir que assim que ouvi pela primeira vez sobre o que seria este novo Dragon Quest não gostei nada da ideia. Para mim, isso nada mais era que a franquia tentando se aproveitar de uma gênero já consolidado, saindo totalmente do seu padrão, para que a desenvolvedora lucre um pouco mais fazendo um produto sem cuidado nenhum e sem paixão, motivada apenas pela “moda”.

Mas, felizmente, eu estava completamente errado: Dragon Quest Builders é um jogo cheio de personalidade, que representa muito bem o gênero de sobrevivência, coleta de recursos e construção; além de respeitar a mitologia da série.

dragonquest3

Builders se passa em um universo alternativo, caso o final do primeiro jogo tivesse sido diferente, assim os jogadores que conheceram o primeiro game vão estar familiarizados com os cenários que reproduzem locais: vilas e cidades já conhecidos, mas agora em ruínas. Você, o construtor, precisa restaurar para trazer a luz da vida de volta ao mundo.

A trilha sonora também traz de volta músicas do primeiro jogo, dessa vez conduzidas por uma orquestra, que irá deixar os fãs saudosos por aqueles clássicos chiptunes.

dragonquest2

Essa mistura de nostalgia e novidade vai fazer os fãs da franquia se deliciarem com o jogo. Mesmo quem não gostar desse estilo “minecraftiano” irá se divertir encontrando muitos elementos de J-RPG. Já aqueles que gostam de construir, explorar e juntar recursos, têm um mundo vasto, muitos elementos e uma dezena de receitas para fazer.

É possível seguir toda a campanha do jogo, os simplesmente jogar livremente sem se preocupar em completar as quests, mas é claro que isso pode limitar as suas receitas que dependem das quests completadas para serem encontradas. 

A única diferença que o jogador que está acostumado a jogar esses jogos de sobrevivência vai encontrar é que Dragon Quest Builders é muito mais claro e didático, mostrando tudo o que você pode fazer, sem segredos.

São quatro capítulos na campanha principal do jogo, cada uma focando nos sobreviventes que você encontra, assim como nos perigos dos novos cenários: como a cidade que tem um problema com zumbis venenosos, ou a que tem quase todos os seus habitantes presos em uma fortaleza.

Dragon Quest Builders é um dos poucos jogos que tem a capacidade de agradar jogadores desses dois gêneros tão distintos: aqueles que já são fãs de Dragon Quest e procuram por mais da franquia com uma novidade, e aqueles que gostam de jogos de construção, mas esperam um pouco mais de assistência do game.

Dragon Quest Builders está disponível para PS4 e Playstation Vita.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1