Raios e Trovões | Livro conta os bastidores do Castelo Rá-Tim-Bum

O Castelo Rá-Tim-Bum completa 25 anos e continua sendo a maior produção para o público infantil do Brasil

Pedro Duarte Publicado por Pedro Duarte
Raios e Trovões | Livro conta os bastidores do Castelo Rá-Tim-Bum

O Castelo Rá-Tim-Bum é a maior produção infantil feita pela televisão brasileira. O programa foi exibido originalmente entre 1994 e 1997, com 90 episódios, mas foi reprisado incontáveis vezes, também adaptado para o teatro e cinema. Baseado em mais de 30 entrevistas com quem viveu o Castelo, Raios e trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum, livro escrito pelo jornalista Bruno Capelas, conta a história de uma geração de artistas que produziu um conteúdo sem precedentes, marcando muitas outras gerações no Brasil.

O próprio Capelas, que tem 27 anos, é um exemplo do impacto do Castelo e de toda a programação da TV Cultura dos anos 90. Ele teve o primeiro contato com Rá-Tim-Bum, X-Tudo e companhia, já na fase de reprises: “Aprendi a ler e escrever com esses programas”, conta. E resolveu se aprofundar no tema ao ver outra geração descobrir a magia do Castelo, quando precisou escolher o assunto do projeto de conclusão de curso da faculdade (o bom e velho TCC):

Eu tenho uma irmã dez anos mais nova, ela estava assistindo alguns programas infantis e tal. E pensei: ‘Eu sempre sento com ela e fico vendo as coisas da Cultura. Por que eu fico ainda? Por que eu gosto disso? Por que isso é bom? Sabe? E essas perguntas me levaram a querer pesquisar o Castelo.

E já que “porque sim não é resposta”, Capelas responde as perguntas que se fez na época de faculdade em 240 páginas de Raios e Trovões, incluindo causos bem humorados, incêndios, bonecos de espuma e os depoimentos dos principais nomes envolvidos no projeto.

“Eu nasci em 1992, peguei a fase de reprises, sou da ‘geração TV Cultura’ também”, diz Capelas. E quem não é?


Raios e trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum é publicado pela Summus Editorial, tem 240 páginas e preço sugerido de R$ 78,90.