Qual a diferença entre as categorias de som no Oscar?

Mixagem de Som? Edição de Som? Hein?

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Qual a diferença entre as categorias de som no Oscar?

O ano novo finalmente chegou! Assim como nas últimas oito décadas, o começo de 2019 também trará uma cerimônia do Oscar, premiando os filmes de 2018 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA considera os melhores.

Duas das categorias técnicas mais importantes da premiação são Edição de Som e Mixagem de Som. Mas… qual é a diferença entre elas?

Originalmente, a categoria de Melhor Mixagem de Som era intitulada apenas Melhor Som, analisando o áudio de um filme como um todo, a integração entre os efeitos sonoros, trilha e a entrega da fala dos atores em cena. Todos esses elementos auditivos precisam ser integrados em uma única mixagem, que precisa trazer harmonia entre eles.

Já a categoria de Melhor Edição de Som analisa puramente a criação e/ou captação dos efeitos sonoros de um filme. Lembra em 2017 quando você foi ver Dunkirk no cinema e se impressionou em como Christopher Nolan fez, através do som, com que você se sentisse no meio da guerra? Então, é basicamente isso que é analisado na categoria de Melhor Edição de Som.

No momento, ainda não se sabe quem será o apresentador do Oscar 2019, já que Kevin Hart abandonou o posto após polêmica. Porém, vamos acompanhar a cerimônia, que acontece em 24 de fevereiro.