Próximo Android terá modo noturno para todos os aplicativos

Novidades do Android Q foram anunciadas

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Próximo Android terá modo noturno para todos os aplicativos

O Google fez um evento para anunciar as novidades da próxima versão do Android. Um dos destaques do sistema, que por enquanto é só conhecido como Android Q, é a possibilidade de se aplicar um modo noturno em todos os aplicativos instalados no celular, independentemente do desenvolvedor. Detalhes de como isso vai funcionar não foram revelados.

O Engadget também reportou que o Android Q terá uma funcionalidade para legendar vídeos em tempo real, algo como o sistema Closed Captions das televisões. Através de um sistema de machine learning, o OS conseguirá gerar legendas automaticamente. Num primeiro momento, isso está disponível apenas em inglês.

Outro grande foco do Android Q será na privacidade, tema que se tornou discutido após escândalos do Facebook, permitindo que os usuários desativem facilmente o acesso de apps a dados de localização, informações sobre hardware e a mídias salvas no aparelho.

Em 2018, o Google falou muito sobre o bem-estar digital, prometendo fazer com que os usuários repensem suas relações com a tecnologia. Nesse ano, a empresa falou muito sobre foco de uso, e prometeu ferramentas que vão eliminar distrações de determinadas atividades que necessitam de atenção total, como, por exemplo, aplicativos de trabalho.

Outro anúncio feito pelo Google é o Project Mainline, parte do sistema Android Q, que vai permitir que algumas atualizações de segurança sejam feitas através da PlayStore. Atualmente, os usuários dependem dos fabricantes de seus celulares para acessarem as novidades do ecossistema Android. Com o Mainline, 12 módulos de updates poderão ser acessados facilmente na loja de aplicativos.

O Android Q será lançado em algum momento de 2019, mas uma data ainda não foi revelada.