Projeto History Blocks usa Minecraft para reconstruir monumentos digitalmente

Projeto pedagógico reconstrói monumentos do Oriente Médio

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Projeto History Blocks usa Minecraft para reconstruir monumentos digitalmente

A UNESCO e a Microsoft firmaram uma parceria para desenvolver um projeto chamado History Blocks, que usa o jogo Minecraft para recriar monumentos históricos que foram destruídos no Oriente Médio nos últimos anos.

A versão do jogo utilizada no projeto é a Education Edition, plataforma com caráter pedagógico usado em escolas ao redor do mundo. Uma das primeiras escolas a receber o projeto foi a Escola Bosque, em São Paulo.

A diretora pedagógica da escola, Silvia Scuracchio, comentou o envolvimento dos alunos e o impacto do projeto:

Ao mesmo tempo que resolvem desafios complexos de geometria, lógica e abstração, é possível ver como eles se interessam pela cultura e pelas histórias por trás dos monumentos e de sua devastação. Para muitos deles, foi a primeira vez que conceitos como destruição cultural e opressão ideológica foram apresentados e, com eles, mostramos a importância da preservação dos patrimônios da humanidade.

Você pode conferir o resultado de parte do projeto no vídeo abaixo:

O History Blocks está presente em mais de 30 países. O plano pedagógico está disponível no site do projeto, que pode ser acessado aqui.

Essa não é a única iniciativa de uma empresa ligada a videogames para restaurar patrimônios históricos: recentemente, a Ubisoft fez uma doação para a restauração da Catedral de Notre-Dame, e o jogo Assassin’s Creed Unity pode ajudar na reconstrução do local.