Programador torna Doom jogável até em GIF

Não, você não leu o título errado

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Programador torna Doom jogável até em GIF

Depois de rodar em um teste de gravidez e uma calculadora movida a batatas podres, parece que Doom continua aparecendo em plataformas inusitadas.

O engenheiro de software Andrew Sillers anunciou que conseguiu fazer com que o título da Bethesda seja jogável em formato de GIF (é sério!).

O projeto acontece por meio do site Archive of Our Own, apelidado de “AO3”, que atua como um repositório de código aberto para conteúdo criado por usuários. Sillers explorou a maneira como as imagens que compõem um GIF são carregadas no site para adicionar novos frames no final dos “loops”, tornando possível transmitir um jogo nesse formato.

Só que tem um detalhe. A página do AO3 é compartilhada, o que significa que todas as pessoas que estão visualizando a página estão interagindo com o GIF ao mesmo tempo — algo parecido com a Twitch Plays, em que os espectadores jogam o game dando comandos no chat.

O resultado é um Doom que está rodando em GIF, mas difícil de ser realmente jogado por ter muitas pessoas dando comandos ao mesmo tempo. Seja como for, rodar um jogo nesse formato não deixa de ser um feito impressionante!

É possível conferir o GIF jogável clicando aqui.

Vale ressaltar que a imagem pode corromper porque a página está recebendo muitos acessos. Caso aconteça, basta recarregar e tentar novamente.

Captura de tela do GIF jogável de Doom

Mais informações de como o projeto se tornou possível estão disponíveis em um vídeo de uma apresentação feita por Sillers na BangBangCon, onde explicou com mais detalhes.

Doom foi originalmente lançado em 1993.

Mais notícias