Professor universitário defende hack do PS3!

Dica de @rukasu94 Mais combustível para a discussão entre a Sony e os hackers do grupo fail0verflow e Geohot. A quebra de segurança do PS3, que permite qualquer software ser rodado no console — inclusive o SO Linux, que antes podia ser instalado no PS3, e de repente a Sony cancelou essa possibilidade — fez […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Professor universitário defende hack do PS3!

Dica de @rukasu94

Mais combustível para a discussão entre a Sony e os hackers do grupo fail0verflow e Geohot. A quebra de segurança do PS3, que permite qualquer software ser rodado no console — inclusive o SO Linux, que antes podia ser instalado no PS3, e de repente a Sony cancelou essa possibilidade — fez com que a empresa soltasse toda sua fúria judicial no grupo que descobriu a assinatura do console e de quem tenha divulgado a chave.

No entanto, o professor universitário e ativista de liberdade de expressão Dave Touretzky mostrou seu apoio a George “Geohot” Hotz, e publicou a chave de assinatura do PS3 nos servidores da Universidade Carnegie Mellon. Ele descreveu a ação da Sony como “incrivelmente estúpida” e que é como “cuspir para cima”. Mas apesar de usar os servidores da universidade, ele alega que apenas ele, a pesssoa Dave Touretzky é quem está apoiando a causa.

Você pode conferir o post original aqui. Touretzky já colocou em seus servidores outros produtos que tornavam possível ultrapassar a proteção de cópia de DVDs e instruções de como fazer bombas e outras formas de protesto violento. Aparentemente, ambos fatores eram cruciais para um discurso de liberdade de expressão. Outras empresas tentaram processá-lo por alocar tais coisas em seus servidores, mas nunca foram bem sucedidas. Por isso, ele não tem medo de possíveis ações legais da Sony.

A chave já está na internet, e a Sony está tentando fazer com que ninguém a use, seja como for. De um lado, temos a Sony tentando proteger seu patrimônio, proibindo uma possível onda de pirataria no PS3. No entanto, muitos usuários que fariam questão de utilizar tal chave nem ligariam para a pirataria, e apenas fariam modificações próprias, como usar o sistema operacional Linux (que como dito antes, teve seu suporte negado há um ano).

Por outro lado, temos Geohot, fail0verflow e várias outras pessoas querendo mais liberdade para o PS3. Enquanto muitos deles querem apenas fazer modificações próprias no console, a ameaça de pirataria é grande, e existe com tal assinatura distribuída a todos os cantos do planeta.

De que lado você está?

Via The Escapist e PS3hax


Stephan Martins
Stephan Martins apóia EM PARTE a atitude da Sony, e não acha que ameaçar legalmente tudo e a todos vai resolver alguma coisa.

.