Primeiro programa de computador, escrito em 1842, é leiloado por £95 mil

Ada Lovelace escreveu o algoritmo

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Primeiro programa de computador, escrito em 1842, é leiloado por £95 mil

Uma das seis cópias do livro Sketch of the Analytical Engine, traduzido por Ada Lovelace em 1842, foi leiloada por £95 mil (R$ 465 mil), sendo adquirido por um comprador não identificado. O tomo contém o que é considerado o primeiro programa de computador da História, desenvolvido como uma forma de se calcular os Números de Bernoulli.

Quem foi Ada Lovelace?

Filha do poeta Lorde Byron, Ada Lovelace desenvolveu habilidades matemáticas desde cedo. Nos seus primeiros anos de vida adulta, conheceu muitas figuras importantes do cenário científico e cultural da Inglaterra do século 19, incluindo o autor Charles Dickens, o físico Michael Faraday e o engenheiro Charles Babbage.

Em 1833, Babbage desenvolveu o conceito de uma máquina que conseguiria fazer cálculos e armazenar dados, através de cartões perfurados. Por conta de falta de fundos e conflitos com a comunidade científica da época, ele nunca conseguiu terminar de construir sua invenção, cujos conceitos básicos seriam futuramente aplicados na construção dos computadores como conhecemos hoje.

Uma versão construída da máquina de Babbage, exposta no Museu de Ciência de Londres

Apesar de nunca ter conseguido construir sua máquina, Babbage trabalhou nela durante toda a sua vida. Em 1840, o engenheiro apresentou uma palestra sobre o assunto na Universidade de Turin. Na época, a aula acabou sendo transcrita para o francês. Pouco tempo depois, o cientista Charles Wheatstone contratou Lovelace para traduzir a transcrição para o inglês.

Ela então fez o trabalho, mas expandiu os conceitos de Babbage, incluindo notas para que a invenção do engenheiro conseguisse calcular os Números de Bernoulli — as anotações acabaram se tornando o primeiro programa de computador, e Lovelace sendo alçada ao título de primeira programadora da História.