Integrantes do Porta dos Fundos se manifestam sobre atentado à sede do grupo

Duas bombas caseiras foram jogadas no prédio da produção

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Integrantes do Porta dos Fundos se manifestam sobre atentado à sede do grupo

A sede da produtora do Porta dos Fundos, situada no Rio de Janeiro, sofreu um atentado a bomba na última terça-feira (24). Durante a madrugada, dois explosivos caseiros foram jogados no prédio do grupo, mas o fogo iniciado foi rapidamente apagado pelos seguranças do local. As informações são do UOL.

Segundo o Telepadi, um suposto grupo integralista teria assumido a responsabilidade pelo ataque por meio de um vídeo que já está sob investigação pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Suspeita-se que a ofensiva tenha acontecido como represália ao especial de Natal do Porta dos Fundos da Netflix, A Primeira Tentação de Cristo. A trama mostra Jesus voltando de uma longa viagem de 40 dias pelo deserto e sendo recebido com uma festa surpresa.

O filme gerou polêmica ao insinuar um namorado para Jesus. Por conta disso, houve manifestações contra o especial e alguns abaixo-assinado pedindo a censura do mesmo foram criados.

A assessoria do Porta dos Fundos publicou uma nota oficial sobre o atentado nas redes sociais:

View this post on Instagram

Na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede do Porta dos Fundos foi vítima de um atentado. Foram atirados coquetéis molotov contra nosso edifício. Um dos seguranças conseguiu controlar o princípio de incêndio e não houve feridos apesar da ação ter colocado em risco várias vidas inocentes na empresa e na rua. O Porta dos Fundos condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos. Contudo, nossa prioridade, neste momento, é a segurança de toda a equipe que trabalha conosco. Assim que tivermos mais detalhes, voltaremos a nos manifestar. Mas, por enquanto, adiantamos que seguiremos em frente, mais unidos, mais fortes, mais inspirados e confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão.

A post shared by Porta dos Fundos (@portadosfundos) on

Fabio Porchat, integrante do Porta dos Fundos, se pronunciou sobre o caso por meio do Twitter.

Gregório Duvivier, ator que interpretou Jesus no Especial de Natal, publicou uma foto do grupo ao receber o Emmy Internacional 2019 e disse: “O ódio existe. Mas o amor é maior”.

João Vicente, também ator do grupo, publicou a nota oficial e pontuou: “Nada nem ninguém vai nos calar”.

View this post on Instagram

Nada nem ninguém vai nos parar ou nos calar. Na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede do Porta dos Fundos foi vítima de um atentado. Foram atirados coquetéis molotov contra nosso edifício. Um dos seguranças conseguiu controlar o princípio de incêndio e não houve feridos apesar da ação ter colocado em risco várias vidas inocentes na empresa e na rua. O Porta dos Fundos condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos. Contudo, nossa prioridade, neste momento, é a segurança de toda a equipe que trabalha conosco. Assim que tivermos mais detalhes, voltaremos a nos manifestar. Mas, por enquanto, adiantamos que seguiremos em frente, mais unidos, mais fortes, mais inspirados e confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão.

A post shared by João Vicente De Castro (@joaovicente27) on

A atriz Thati Lopes também repostou o comunicado oficial e adicionou: “Não vão nos calar! Nunca! É preciso estar atento e forte…”.

View this post on Instagram

Não vão nos calar! Nunca! É preciso estar atento e forte… “Na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede do Porta dos Fundos foi vítima de um atentado. Foram atirados coquetéis molotov contra nosso edifício. Um dos seguranças conseguiu controlar o princípio de incêndio e não houve feridos apesar da ação ter colocado em risco várias vidas inocentes na empresa e na rua. O Porta dos Fundos condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos. Contudo, nossa prioridade, neste momento, é a segurança de toda a equipe que trabalha conosco. Assim que tivermos mais detalhes, voltaremos a nos manifestar. Mas, por enquanto, adiantamos que seguiremos em frente, mais unidos, mais fortes, mais inspirados e confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão.”

A post shared by Thati Lopes (@thatilopess) on

O comediante Rafael Portugal explicou em uma publicação em seu Instagram: “Não é um documentário, é ficção. Você pode escolher assistir ou não, rir ou não, compartilhar ou não, e vida que segue”.

View this post on Instagram

Não é um documentário, é ficção. Você pode escolher assistir ou não, rir ou não, compartilhar ou não, e vida que segue. Uma história feita pra simplesmente pensar, “ e se tivesse sido assim?” Mas parece que alguns que dizem crer em jesus não entenderam nada do seu amor. Escolhem boicotar para tirar o ganha pão de tanta gente, escolhem ofender, amaldiçoar… Na madrugada do dia 24 jogaram duas garrafas de coquetel molotov na nossa sede, colocando a vida de tanta gente em risco. Mas continuamos firmes!! hoje temos um emmy e o conteúdo mais assistido da história da Netflix, e tudo isso, pra honra e glória do jesus que eu conheço e sei que é só amor!!! Bjoooo

A post shared by Rafael Portugal (@rafaelportugaloficial) on

O especial de Natal de 2018 foi premiado como Melhor Comédia no Emmy Internacional.

O elenco do especial de 2019 conta com Gregório Duvivier, Fábio Porchat, João Vicente de Castro, Antonio Tabet, Thati Lopes e Rafael Portugal.

Especial de Natal Porta dos Fundos 2019: A Primeira Tentação de Cristo já está disponível na Netflix.