Pokémon | Episódio do anime pode ser banido fora do Japão

A ausência dele na programação norte-americana sugere que ele não será exibido neste lado do mundo

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Pokémon | Episódio do anime pode ser banido fora do Japão

O anime de Pokémon já teve sua cota de censura, mas parece que o episódio 64 do anime de Sun e Moon pode acabar sendo banido fora do Japão. Pelo menos é o que tem sido especulado, já que o capítulo não aparece na programação do Disney XD nos EUA (via Polygon).

No episódio em questão, que foi exibido em março, no Japão, Ash simpatiza com uma comunidade formada por Passimian e começa a agir como o Pokémon, andando de quatro e usando uma fantasia. Ele também pinta o rosto, o que pode acabar sendo considerado racista, por conta das semelhanças com a prática conhecida como blackface.

Então, parece que a Pokémon Company vai pular o episódio do Passimian… E eu posso entender por quê.”

Por enquanto, a Pokémon Company e a Disney XD ainda não confirmaram se o episódio realmente será excluído nos EUA (e, possivelmente, em qualquer lugar fora do Japão) ou se ele será adiado por algum motivo.

Vale lembrar que esta não seria a primeira vez que um episódio é censurado por motivos parecidos. Em 2002, um episódio foi criticado por conta da aparição de Jynx em seu design original, que parecia ser uma caricatura de pessoas negras. O Pokémon acabou tendo seu visual modificado por conta das comparações.