Pesquisadores descobrem barata gigante no mar da Indonésia

Apesar da aparência assustadora, a criatura é inofensiva

Marina Val Publicado por Marina Val
Pesquisadores descobrem barata gigante no mar da Indonésia

Cientistas acabam de anunciar a descoberta de uma nova criatura peculiar: Uma barata gigante do mar. Em 2018, os pesquisadores estavam investigando as profundezas do Estreito de Sundra, entre Java e Sumatra, na Indonésia, quando encontraram o animal. Ela foi avistada em profundidades que variam entre 957 metros e 1.259 metros.

Neste mês, depois de dois anos de estudo, foi confirmado que se trata de uma nova espécie e ela foi batizada de Bathynomus raksasa. A descoberta foi publicada na revista ZooKeys (via BBC).

Ela pertence ao gênero Bathynomus, que são isópodes gigantes – bichos grandes com corpos resistentes e achatados – que vivem em águas profundas, e “raksasa” significa gigante em indonésio.

Na fase adulta, a criatura mede em média 33 centímetros. Ela é a segunda maior do gênero Bathynomus, segundo a pesquisadora Conni Margaretha Sidabalok, do Instituto de Ciências da Indonésia (LIPI). Outras espécies, como a Bathynomus giganteus, podem chegar a 50 centímetros.

Apesar da aparência assustadora, que alguns até comparam com um capacete do Darth Vader, de Star Wars, ou um facehugger, de Alien, o animal não é um predador. Ele usa as suas 14 patas para se mover pelo leito oceânico em busca de animais marinhos mortos para se alimentar e pode ficar vários dias sem comida devido ao seu metabolismo muito lento.

Com essa nova descoberta, os pesquisadores também acreditam que isso é uma indicação de  como o grande potencial de biodiversidade da Indonésia ainda não foi revelado, já que pesquisas no local são escassas.