Pesquisa aponta que franceses leem quatro vezes mais que os brasileiros

Média de leitura no Brasil é de 4,9 livros ao ano

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Pesquisa aponta que franceses leem quatro vezes mais que os brasileiros

A cada dois anos, o governo francês realiza a pesquisa “Os franceses e a leitura”, publicada pelo Centro Nacional do Livro da République.

A edição 2019 do estudo apontou que os franceses leem quatro vezes mais que os brasileiros, conforme informação da RFI. Por lá, a média de leitura é de cerca de 21 livros ao ano. No Brasil, segundo a pesquisa Retratos da Leitura, feita em 2016, a média é de 4,9 livros ao ano, sendo que, por aqui, 44% da população brasileira não lê, e 30% nunca compraram um livro. Dentro desse número, apenas 2,43 obras são lidas integralmente.

Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro, disse à RFI que a média brasileira se deve às “desigualdades econômicas e estruturais somadas a falta de políticas permanentes e eficientes para o incentivo à leitura”.

Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que fazia valer a portaria do Plano Nacional do Livro e Leitura, que acabou não sendo regulamentado. O governo atual, através da Secretaria da Cultura, tem como uma das metas do Plano Nacional da Cultura fomentar a leitura, fazendo com que os brasileiros leiam, pelo menos, quatro livros ao ano além daqueles exigidos em escolas.