Perca o fôlego com esta super imagem da galáxia Hércules A

Observe bem este show de luzes aí em cima (clique para ampliar), na foto tirada pelo Hubble e postada no Astronomy Picture of the Day. Você consegue pensar no que poderia causar a emissão de jatos de luz tão espetaculares? Ninguém sabe ao certo, mas suspeita-se que é por causa do buraco negro supermassivo em […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Perca o fôlego com esta super imagem da galáxia Hércules A

Observe bem este show de luzes aí em cima (clique para ampliar), na foto tirada pelo Hubble e postada no Astronomy Picture of the Day.

Você consegue pensar no que poderia causar a emissão de jatos de luz tão espetaculares? Ninguém sabe ao certo, mas suspeita-se que é por causa do buraco negro supermassivo em seu centro, onde se encontra a galáxia Hércules A.

Se vista sob a luz visível, a galáxia parece completamente normal. Mas quando visualizada em ondas de rádio, vemos os maravilhosos jatos de plasma que atravessam mais de um milhão de anos-luz. A física que cria os jatos ainda são motivo de pesquisa, com a provável fonte de energia sendo matéria girando em direção ao buraco negro

Uma análise mais detalhada indica que a galáxia central, que também tem a alcunha de 3C 348, é mais de mil vezes maior e mais massiva do que a nossa Via Láctea, e o buraco negro em seu centro é também mais de mil vezes mais massivo do que o que se encontra no centro da nossa galáxia.

A imagem, como informado mais acima, foi retirada pelo Hubble, junto do Very Large Array de telescópios de rádio que se encontram no Novo México, EUA.

Via The Daily What


Stephan Martins
Stephan Martins acha que tem dois Saiyajins, um de cada lado.

.

Mais notícias