Parasita recebeu seis indicações ao Oscar 2020, incluindo de Melhor Filme

Primeira indicação da Coreia do Sul a Melhor Filme Internacional e Melhor Filme

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Parasita recebeu seis indicações ao Oscar 2020, incluindo de Melhor Filme

Um dos filmes mais comentados dos últimos meses, o sul-coreano Parasita recebeu seis indicações ao Oscar 2020.

O longa foi indicado nas categorias de Melhor Edição, Melhor Roteiro Original, Melhor Design de Produção, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Bong Joon Ho foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor.

Parasita é o primeiro filme sul-coreano a receber indicações para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Essa é a 12ª vez que um filme indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro — anteriormente conhecida como Melhor Filme de Língua Estrangeira — também aparece na lista de Melhor Filme. Em 2019, o longa Roma, de Alfonso Cuarón e Gabriela Rodríguez, foi indicado em ambas as categorias. Essa é a primeira vez que uma produção sul-coreana aparece as duas categorias.

O filme recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e o diretor Joon Ho abriu seu discurso pedindo para que as pessoas superem “a barreira das legendas”. Além dessa premiação, o longa também recebeu o Palme d’Or em Cannes.

Parasita fez tanto sucesso mundialmente que a HBO pode estar negociando uma adaptação da obra para o formato de minissérie — mas não há informações se o projeto seria uma continuação ou uma versão americana da história.

Parasita estreou em 6 de novembro de 2019 no Brasil, e ainda está em cartaz em alguns cinemas. Bong Joon Ho também dirigiu Okja (2017) e Expresso do Amanhã (2013).

A cerimônia do Oscar 2020 acontecerá em 9 de fevereiro no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos EUA. Confira a lista completa de indicados!