Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

Para todos os gostos: 10 HQs nacionais para você conferir

O NerdBunker selecionou obras de diversos gêneros feitas por autores e ilustradores brasileiros

Matheus Rodrigo Publicado por Matheus Rodrigo
Para todos os gostos: 10 HQs nacionais para você conferir

Além das tradicionais obras de super-heróis internacionais, existe um mercado editorial de quadrinhos muito rico no Brasil. Assim sendo, o NerdBunker selecionou 10 HQs nacionais para você conferir. 

Anteriormente, selecionamos alguns títulos brasileiros obrigatórios e listamos HQs em edições de luxo, o que inclui obras nacionais. Contudo, nesta matéria, queremos ampliar ainda mais esse repertório. Dá uma olhada!

Terror no Inferno Verde

Terror no Inferno Verde é uma das HQs nacionais para todos os gostos

Para quem quer mergulhar em histórias do Brasil, sil, sil, Terror no Inferno Verde é o caminho. Para começar, Flavio Colin, escritor e ilustrador da HQ, é um dos grandes nomes do mercado editorial nacional, responsável também por títulos como Estórias Gerais. 

A obra reúne alguns dos melhores contos feitos por Colin, mergulhando em lendas, costumes e personagens tipicamente brasileiros, tudo com uma boa dose de terror. Fundamental para compreender melhor o nosso mercado de quadrinhos, a Terror no Inferno Verde foi publicada pelo Pipoca & Nanquim em 2021.

Clique no link para comprar 

Cumbe 

Cumbe é uma das HQs nacionais para todos os gostos

Falando em histórias do Brasil na nona arte, é impossível não citar o nome de Marcelo D’Salete. Responsável por Angola Janga, focado na trajetória de Zumbi e do Quilombo dos Palmares, Cumbe foi o primeiro estudo do autor sobre a escravidão no Brasil.

Em ambas as obras, D’Salete retrata o período sob a ótica negra, aprofundado narrativas e personagens tradicionalmente esquecidos. Em Cumbe, o leitor acompanha diversas tramas que mostram os desafios, as violências e os combates dos indivíduos escravizados. Tudo isto com base em uma quantidade muito grande de pesquisas e estudos do autor. 

A graphic novel foi lançada pela editora Veneta em 2014.

Acesse o site e garanta a HQ 

Turma da Mônica: Lições 

Turma da Mônica: Lições é uma das HQs nacionais para todos os gostos

A HQ do selo Graphic MSP é mais um dos projetos que reinterpreta o universo da Turma da Mônica a partir da ótica de diferentes artistas. Dessa vez, no texto e traço de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, a trama segue Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e companhia, após eles cometerem um grave erro na escola. Cabe a eles enfrentar as consequências e, novamente, demonstrar o valor da amizade do grupo.

A história é uma espécie de continuação de Laços, escrita pela mesma dupla e que acompanha o grupo à procura do cachorro Floquinho. Lições foi adaptada para os cinemas em 2022, assim como Laços em 2019.

As duas histórias, e a continuação Lembranças, foram publicadas pela Panini em 2013 e 2015.

Clique no link para comprar as HQs

Astronauta

Astronauta é uma das HQs nacionais para todos os gostos

Gosta de ficção científica? Tramas com temas como espaço e tempo te cativam? Ótimo então. A série Astronauta é outra produção da Graphic MSP que aprofunda alguns conceitos criados por Mauricio de Sousa no universo Turma da Mônica

Aqui, acompanhamos o Astronauta, personagem clássico da franquia, em uma versão mais adulta e séria. Nesta saga, ele vai viver aventuras que vão de escapar de um magnetar, uma estrela de nêutrons em um campo magnético, até enfrentar uma versão maligna de si mesmo. 

A ficção científica made in Brazil é escrita e desenhada por Danilo Beyruth e teve cinco volumes publicados pela Panini – o sexto está com previsão de lançamento para setembro de 2022. As publicações da série foram Magnetar (2012), Singularidade (2014), Assimetria (2016), Entropia (2018) e Parallax (2020).

Acesse o site e garanta a série

Luzes de Niterói 

Luzes de Niterói é uma das HQs nacionais para todos os gostos

Escrita e ilustrada por Marcelo Quintanilha (Tungstênio), Luzes de Niterói acompanha as aventuras do jovem Hélcio e seu amigo Noel na década de 1950. Situada em território carioca, a HQ é uma história complexa que mistura diversos cenários: jogos de futebol, pescaria com dinamite, praias de nudismo, Baía da Guanabara, entre outros. 

A graphic novel foi publicada pela editora Veneta em 2019. O financiamento da obra foi via Catarse, o primeiro do gênero feito pelo selo. Uma importante obra de um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais.

Clique no link para comprar 

Castanha do Pará

Castanha do Pará é uma das HQs nacionais para todos os gostos

Vencedor do Jabuti de 2017 de Histórias em Quadrinhos, a obra de Gidalti Junior acompanha a vida de Castanha, um menino pássaro muito humilde, que foge de casa por conta de abusos do padrasto. Não demora muito para que ele passe a viver em situação de rua e realize furtos para tentar sobreviver. Logo depois, o garoto se torna alvo da violência policial e de mentiras.

A trama é ambientada na cidade de Belém, no Pará, com destaque para o tradicional e histórico Mercado Ver-o-Peso. Publicado pela editora SESI-SP, Castanha do Pará retrata de forma muito crua a desigualdade social.

Acesse o site e garanta a HQ

Cidade Pequenina

Cidade Pequenina é uma das obras da lista do NerdBunker

Com a inspiração de Nova York de Will Eisner, a HQ de Camilo Solano e Aldo Solano busca documentar acontecimentos da cidade de São Manuel, no interior de São Paulo. Assim, o objetivo é tornar a cidade protagonista da história, revelar hábitos e costumes locais e acompanhar as crônicas dos habitantes do município.

Título da editora Pipoca & Nanquim, Cidade Pequenina foi publicado em 2021 e é um excelente e bem-humorado registro da vida interiorana.  

Clique no link para comprar 

Malvados

Malvados é uma das obras da lista do NerdBunker

O desenhista e cronista carioca André Dahmer é conhecido por retratar diferentes aspectos da vida cotidiana. O autor é presença frequente nas tirinhas de jornais como a Folha de São Paulo e O Globo. 

Em Malvados, o selo Quadrinhos na Cia reúne diversas tirinhas que satirizam as redes sociais, religião, arte, entre outros temas. Tudo com uma pitada envolvente de humor ácido.

Outras duas obras que merecem destaque para quem gosta desse formato são Vida e obra de Terêncio Horto e Quadrinhos dos anos 10, com tiras que seguem o amargurado escritor que dá o nome a obra e desenhos que acompanham questões da vida moderna, respectivamente. As obras foram publicadas em 2014, 2016 e 2019.

Acesse o site e garanta as HQs

Todo Bob Cuspe

Todo Bob Cuspe é uma das obras da lista do NerdBunker

Obra tipicamente punk, Todo Bob Cuspe reúne diversas histórias do grande personagem escrito e desenhado por Angeli. Um sucesso da revista Chiclete com Banana, publicação contracultural da década de 1980, Bob Cuspe é uma figura transgressiva feita no contexto do movimento punk e em meio a ditadura militar brasileira.

A HQ reúne todas as histórias do personagem do Angeli e foi publicada pelo selo Quadrinhos na Cia em 2015. É uma valiosa forma de ler a bibliografia do quadrinista que se aposentou em 2022.

Acesse o site e garanta a HQ 

Lavagem 

Lavagem é uma das obras da lista do NerdBunker

Terrorzão para os fãs de autores como Junji Ito, Lavagem é considerada uma das melhores produções do quadrinista paraibano Shiko. Nela, um casal muito humilde vive em um mangue. O homem se sente mais confortável na presença das suas plantações e a mulher é muito apegada à religião. Até que um estranho procura abrigo com eles durante uma maré alta e a vida deles é profundamente alterada.

Com uma trama de terror psicológico, Lavagem envolve um relacionamento conturbado, acontecimentos macabros e religião. Também retrata uma dura realidade do interior do Brasil. A HQ foi publicada pela editora Mino em 2015.

Clique no link para comprar 

Bônus: Arlindo

Arlindo é uma das obras da lista do NerdBunker

Escrita por Luiza de Souza, a Ilustralu, essa é uma HQ para quem quer aquecer o coração. Arlindo acompanha um adolescente que mora no Rio Grande do Norte na segunda metade da década de 2000 e enfrenta problemas de aceitação simplesmente por ser quem é.

Obra repleta de referências culturais nacionais do início do século XX, a história surgiu como uma webcomic em 2019 no Twitter e agora está reunida em um único volume. A publicação da editora Seguinte foi lançada em 2021.

Acesse o site e garanta a HQ

Caso compre alguma das HQs nacionais para todos os gostos, o Jovem Nerd pode ganhar comissão. Importante ressaltar que os estoques podem sofrer alterações após a publicação desta matéria, afinal dependem da disponibilidade das lojas.

Mais notícias