Disney fará campanha para Pantera Negra em 16 categorias do Oscar

Vingadores: Guerra Infinita só está sendo cotado para "Melhores Efeitos Visuais"

João Abbade Publicado por João Abbade
Disney fará campanha para Pantera Negra em 16 categorias do Oscar

A Disney lançou nesta segunda-feira (29) a campanha para seus filmes na temporada de premiações de 2018. O foco principal do estúdio será Pantera Negra, que está sendo sugerido para 16 categorias, entre elas “Melhor Filme”, “Melhor Diretor”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Ator”. As categorias técnicas, como maquiagem, som e edição, também estão na campanha do filme.

A campanha de “Para Sua Consideração” se estende para todos os prêmios, como Globo de Ouro, BAFTA, entre outros, culminando no Oscar 2019 — a premiação em que a Disney pretende conseguir colocar Pantera Negra. Veja na imagem abaixo todas as categorias que terão campanha para o filme do herói africano:

Durante todo o ano, a Marvel vem dando pistas de que pretende fazer uma campanha forte para Pantera Negra. No começo do ano, executivos do estúdio expressaram a vontade de ver o filme na categoria de “Melhor Filme”. Para chegar a esse posto a estrategista Cynthia Swartz — que é veterana em campanhas voltadas para premiações — foi contratada para liderar a campanha.

Swartz arquitetou campanhas para Guerra ao Terror, Pulp Fiction, Cidade de Deus, Shakespeare Apaixonado, Jackie Brown, O Diário de Bridget Jones e muito outros. Pantera Negra pode sofrer com os preconceitos de ser um filme de super-herói e ação, então o trabalho da estrategista será o de mudar a imagem do filme e persuadir a Academia e outros institutos de premiações a valorizar o filme.

Outros cinco filmes estão com campanhas formalizadas no site da Disney. As animações WiFi Ralph e Os Incríveis 2 estão com campanhas para 12 e 11 categorias respectivamente, incluindo “Melhor Animação” e “Melhor Canção Original”. O curta Bao, que antecedeu as sessões da animação da Pixar está sendo cotado para “Melhor Curta Animado”.

O musical O Retorno de Mary Poppins está com uma campanha para 17 categorias.

A surpresa fica mesmo por parte de Vingadores: Guerra Infinita, o grande longa do estúdio em 2018, que só está sendo cotado para a campanha em uma categoria, a de “Melhores Efeitos Visuais”. A indicação única vem como surpresa, já que outras categorias técnicas, como o som, poderiam ser honradas pela Disney.