Oscar 2022: as maiores surpresas e os esnobados nas indicações

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou quem concorre ao prêmio este ano

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Oscar 2022: as maiores surpresas e os esnobados nas indicações

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje (8) os indicados ao Oscar 2022, e várias categorias surpreenderam os fãs, tanto pelos nomes anunciados, quanto pelas ausências.

Uma das mais comentadas é Lady Gaga, que não foi indicada pelo papel de Patrizia Reggiani em Casa Gucci. Já Kristen Stewart pode ser considerada uma surpresa por Spencer, já que ficou de fora das demais premiações da temporada.

Confira abaixo uma lista com surpresas e esnobados entre os indicados. A cerimônia do Oscar 2022 será realizada em 27 de março, com cobertura do NerdBunker no site e redes sociais.

Esnobada: Lady Gaga (Casa Gucci)

Como dito acima, a indicação de Gaga por Casa Gucci era muito esperada, especialmente pela presença da atriz em outros eventos da temporada como BAFTA e Critics’ Choice Awards. No entanto, a Academia não considerou sua performance como Patrizia Reggiani suficiente para ter um lugar na lista.

Surpresa: Um Príncipe em Nova York 2

Lançado em março de 2021, Um Príncipe em Nova York 2 estava totalmente fora do radar para ser indicado ao Oscar 2022. O filme foi lembrado na categoria de Melhor Maquiagem, concorrendo com as produções Cruella, Duna, Casa Gucci e Os Olhos de Tammy Faye.

Esnobado: Leonardo DiCaprio (Não Olhe Para Cima)

O nome de Leonardo DiCaprio não foi muito cotado na temporada como um todo, mas muitos fãs consideram que ele poderia ter sido indicado pelo papel de Dr. Mindy em Não Olhe Para Cima. Afinal, após quebrar o tabu de nunca vencer um Oscar, já está chegando a hora de ganhar o segundo, não é?

Surpresa: “Dos Oruguitas” (Encanto)

Essa surpresa não é pelo fato da música “Dos Oruguitas”, de Encanto, não ser boa, mas sim pelo grande sucesso de “We Don’t Talk About Bruno”, que segue batendo recordes nas paradas mundiais. Curiosamente, essa escolha veio da própria Disney, que escolheu inscrever “Dos Oruguitas” ao Oscar ao invés da canção sobre o vidente Bruno Madrigal.

Os motivos para isso não estão claros, mas vale lembrar que os indicados a Melhor Canção Original precisaram ser enviados até 1º de novembro, data em que “We Don’t Talk About Bruno” ainda não era tão popular. Além disso, “Dos Oruguitas” é a única música do filme que não é cantada pelo elenco, e sim pelo músico colombiano Sebastián Yatra, já indicado oito vezes ao Grammy Latino. Antes de “We Don’t Talk About Bruno” ser tão famosa, a Disney pode ter considerado a escolha por Oruguitas menos arriscada. Resta saber se os votantes do Oscar vão pensar da mesma forma.

Esnobado: Denis Villeneuve (Duna)

Duna é um dos destaques da premiação, com 10 indicações, mas ficou fora de uma categoria importante: Melhor Direção. Até alguns anos atrás, era comum que os indicados a Melhor Filme também fossem lembrados em direção, mas isso está mudando gradativamente.

No caso de Duna, ele foi lembrado na categoria principal, mas Villeneuve não está concorrendo em direção.

Surpresa: Kristen Stewart (Spencer)

Kristen Stewart está construindo uma carreira sólida em Hollywood, e era questão de tempo até a atriz ter sua primeira indicação ao Oscar. No entanto, as chances começaram a diminuir quando a atriz não foi lembrada em outros eventos da temporada.

Mas, para a alegria dos fãs de Crepúsculo – e da princesa Diana – Stewart está concorrendo na categoria de Melhor Atriz, ao lado de Jessica Chastain, Olivia Colman, Penélope Cruz e Nicole Kidman.

Esnobado: Jared Leto (Casa Gucci)

Outro nome de Casa Gucci que não foi indicado em atuação é Jared Leto. Embora tenha sido lembrado no Framboesa de Ouro, o ator também estava sendo considerado para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante, no papel de Paolo Gucci. Porém, não foi dessa vez.

Surpresa: Free Guy: Assumindo o Controle

Disponível no Star+, Free Guy: Assumindo o Controle foi uma surpresa entre os indicados de 2022. O longa foi lembrado na categoria de Melhores Efeitos Visuais, ao recriar o ambiente de um jogo onde o protagonista vive – e eventualmente desperta.

Esnobado (ou Surpresa?): Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Ok: ninguém estava esperando grandes indicações para o longa de Tom Holland, mas a Marvel chegou a planejar uma campanha para a produção ser considerada pelos votantes do Oscar. No final das contas, o longa foi lembrado em uma categoria: Melhores Efeitos Visuais.

Surpresa: Drive My Car

Com o título original de Doraibu mai kâ, o longa japonês surpreendeu ao ir além da categoria de Melhor Filme Internacional e ser lembrado também em Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme e Melhor Direção, para Ryusuke Hamaguchi.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1