Oscar 2020 | Joaquin Phoenix faz discurso emocionante ao aceitar prêmio de Melhor Ator

Citou direitos animais, cultura do cancelamento e encerrou com letra de música do irmão

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Oscar 2020 | Joaquin Phoenix faz discurso emocionante ao aceitar prêmio de Melhor Ator

Joaquin Phoenix era um dos grandes favoritos na categoria de Melhor Ator no Oscar 2020 por sua atuação em Coringa e, mesmo com o favoritismo, não deixou de se emocionar ao receber o prêmio.

Em seu discurso, o ator agradeceu e também falou sobre “dar voz aos que não têm voz”, além de falar sobre direitos animais e meio ambiente. Phoenix também agradeceu aos presentes, dizendo que muitos ali deram a ele “uma segunda chance”, mesmo que ele tenha sido uma pessoa difícil de lidar no passado.

“Acho que é quando estamos em nosso melhor, quando nos apoiamos, e não quando cancelamos uns aos outros por erros do passado, mas quando nos ajudamos a crescer, quando educamos uns aos outros, quando guiamos uns aos outros para a redenção. Isso é o melhor da humanidade”, afirmou. O ator encerrou seu discurso com uma citação de seu irmão mais velho River Phoenix, que morreu de overdose aos 23 anos em 1993.

Phoenix é o segundo ator a receber um Oscar por interpretar o Coringa. Heath Ledger foi premiado postumamente em 2009 por sua versão do personagem em Batman — O Cavaleiro das Trevas.

Coringa estava indicado em 11 categorias, mas venceu apenas duas: Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original.

Parasita, filme sul-coreano do diretor Bong Joon-ho, foi o grande vencedor da noite, levando quatro prêmios incluindo o de Melhor Filme. Confira a lista completa de vencedores clicando aqui.